No próximo dia 23 de novembro, a Universidade Federal de São João del-Rei (UFSJ) promoverá a II Mostra de Profissões. Além de expor todos os 38 cursos oferecidos pela instituição, a segunda edição do evento viabiliza aos vestibulandos a oportunidade de decidir de forma dinâmica e pratica o que cursar e também de ter a Universidade entre as opções para se cursar o ensino superior. A mostra será realizada no Campus Santo Antônio, de 9 às 19 horas.

Alunos de todos os períodos e de todos os cursos estão participando da mostra. Para Charlie Alves, estudante do curso de Zootecnia e que participa pela primeira vez, a mostra tem a finalidade de apresentar seu curso a possíveis futuros estudantes. “É muito gratificante participar e saber que estamos ajudando, principalmente os estudantes, mostrando e tirando algumas duvidas do curso que poderão escolher para a vida. A iniciativa é muito importante e, com certeza, os alunos que vierem ao stand de Zootecnia vão sair querendo cursar [essa] faculdade”, aposta Charlie.

Segundo Thalita Carvalho, estudante do 4º período de administração e uma das idealizadoras da mostra de profissões, o projeto nasceu dentro da Dinâmica Empresa Jr e, depois que foi estruturado, o mesmo foi apresentado para a Pró-Reitoria de Extensão da Universidade. “Após a aprovação, iniciamos a organização. As expectativas em relação ao evento deste ano são as melhores possíveis: estamos esperando cerca de 1500 pessoas, sendo o objetivo auxiliar os vestibulandos na sua escolha profissional, além de fazer com que saiam da mostra de profissões com a UFSJ entre as instituições que eles queiram estudar”, explica Thalita.

A estudante do quarto período de Engenharia Elétrica, Bruna Carrano,  já participou da mostra como espectadora, agora nessa edição ela apresentará seu curso a prováveis graduandos. Bruna faz parte da Empresa Júnior do curso de Engenharia Elétrica (EJEL),  e conta que participar da organização de um evento, principalmente como integrante do Movimento Empresa Júnior (MEJ) é extremamente enriquecedor. “Adquirimos uma imensa gama de conhecimentos no que diz respeito a habilidades técnicas e operacionais, bem como no desenvolvimento dos relacionamentos interpessoais”, declara a estudante.

Cada curso vai ficar alocado em uma sala com projetos de extensão, estágios, pós-graduação, mestrado, todos os projetos que estão dentro do curso e as mesmas ficarão abertas à visitação. Mais informações pelo site www.ufsj.edu.br/mostradeprofissoes

VAN/Iolanda Pedrosa