O Instituto Histórico e Geográfico de São Tiago (IHG) promoveu no sábado (19/07) o 1º Sarau no receptivo turístico Forno da Praça. O objetivo foi fazer um resgate de poesias/poemas, cantar canções escolares, folclóricas, religiosas e homenagear pessoas da comunidade que contribuem ou contribuíram para a cultura e história local.

Maria de Lourdes Rezende, conhecida como Cairú, coordenadora do evento e curadora do Memorial Santiaguense explica o que é o Sarau e fala do legado cultural que a cidade adquiriu ao longo dos anos:

– “Sarau é uma atividade artística e cultural antiga usada nos palácios reais quando se promovia festas, auditórios, declamações de poemas, músicas, tocatas para divertir o rei e a sua corte. Hoje usamos esse termo remontando a essa história antiga, mas com fatos mais atuais. Entretanto a intenção do IHG em realizar um Sarau em São Tiago e, ainda, no Forno da Praça que é um local turístico foi com o objetivo de resgatar nossa história escolar, da comunidade com nossas festas, teatros, atividades culturais. Então este nosso Sarau teve como objetivo resgatar um pouco dessa nossa história local”, ressalta Cairú.

Salima Caputo Fernandes, participante do Sarau, comenta sobre o evento. “Hoje tivemos uma programação especial, um momento muito significativo e simbólico. Um resgate da memória são-tiaguense. Parabéns a equipe do IHG pela iniciativa em propor um evento como esse para comunidade, onde relembramos nossa infância, nossa história, nossa cultura. Que outros momentos como esse venham acontecer, pois é muito importante lembrar pessoas, histórias, culturas que não passam e não acabam nunca, pois fazem parte da coletividade local”, comenta Salima.

Tássio Resende maestro da Banda Lira Imaculada Conceição parabeniza a iniciativa da equipe organizadora em realizar o Sarau. “Acredito ser muito importante um evento como esse para divulgar os artistas que há na cidade e que em muitas vezes são desconhecidos por falta de eventos como esse que é uma oportunidade para divulgá-los. Essa iniciativa foi o caminho para isso. Deve continuar para divulgar esses nomes que às vezes ficam escondidos, como teve a dona Antônia da Percília e várias outras pessoas”, enfatiza Tássio.

Durante o evento houve recitação de poemas pelas convidadas, Inês Silveira (“Pássaro Cativo”), Nilda Reis (“Deus”), Eliza Cristina (Ave-Maria) e Maria de Lourdes (“Palhaço”). Em seguida houve a apresentação da Sra. Antônia Geralda Santiago, membro do IHGST, musicista e instrumentista. Houve homenagens à pessoas da comunidade.

Finalizando o Sarau teve a apresentação musical do Padre José Geraldo Lopes com sua voz e violão e a apresentação de um documentário intitulado, “Antônia da Percília”. O próximo Sarau já está com data marcada para outubro desde ano.

Texto: VAN/ Marcus Santiago
Foto: