O Instituto Histórico e Geográfico de São Tiago (IHGST), em parceria com o Fórum Cultural e de Empreendimentos (FOCEST), realizaram no ultimo final de semana de agosto, no espaço Forno da Praça, o 1º Café Filosófico com o tema “A Filosofia e a Cidade”. O palestrante foi Tiago Adão Lara, filósofo e professor, que explica a origem dos cafés-filosóficos pelo mundo e  sua importância para a discussão de ideias na sociedade atual:

– “Há uma dimensão da vida em comunidade que muitas das vezes não damos atenção, que é a dimensão das ideias e dos ideais. Nós pensamos muito na parte econômica, política, religiosa, mas há uma dimensão de produção de ideias e ideais que tem uma incidência enorme na história”.

Maria Helena Vasconcelos, coordenadora da equipe, comenta a escolha do tema para este evento em São Tiago:

– “Já que iríamos fazer um Café Filosófico, que é uma conversa, aproveitamos o Café com Biscoito da cidade para discutirmos o tema proposto nesse evento. (…) Por isso escolhemos “A cidade que a gente é”, enfatizando que a cidade não está fora de nós e nem nós fora dela. Nós somos tecidos pela cidade e tecemos o espaço onde vivemos”.

A escritora Vivina de Assis Viana, presente no Café Filosófico, conta sobre o valor do momento e analisa os possíveis frutos deste encontro daqui a um tempo:

– “Esse momento é de tanta importância para a comunidade, que nós nem temos a noção da extensão dele agora, mas penso que é uma semente que se planta e que depois vai germinando durante meses, talvez até anos. Isso é uma coisa que vale a pena, não tem preço e nós sabemos que só dá certo. E o que dá certo nós temos que fazer”.

Jorge Heleno Costa, advogado e graduado em Filosofia, comenta que a comunidade use de momentos como esses para a discussão de temas em prol da cidade: – “No primeiro momento, é importante parabenizar o Instituto Histórico e Geográfico de São Tiago (IHGST) e o Fórum Cultural e de Empreendimentos de São Tiago (FOCEST) pela iniciativa do 1º Café Filosófico, cujo tema, dentre outros aspectos, debate a cidade como um todo”.

Segundo ele, o professor Tiago Lara juntamente com sua equipe, conseguiu proporcionar a todos momentos de interação; prova disso é que os participantes, relembraram histórias, momentos de família, fatos vividos pela comunidade ou  pessoas que contribuíram para a compreensão de todo esse contexto histórico e social de  São Tiago:

– “A partir dessa conversa muito dinâmica e agradável, as pessoas puderam, não só olhar para o passado, mas também pensar num futuro. A Filosofia é um caminho para se trazer um novo olhar para esse cotidiano, pensando o que vivemos para projetarmos uma nova cidade. Claro que, pensando em nossa cidade, vamos trazer aspectos antigos juntamente com os modernos”.

Texto: VAN/Marcus Santiago

Foto: Marcus Santiago