O encontro tem o objetivo de difundir o mundo geek para a região e foi baseado em vários outros parecidos, como Anime Festival, ComicCom e Anime Friends.

Divulgação: I Pop Con em Barbacena/MG

Barbacena recebe, neste sábado (17), a I Pop Con, um evento cultural com palestras, jogos, exibições e curiosidades sobre a cultura nerd. Além de mesas para RPG, haverá torneios de jogos de cartas, concursos de Cosplay e venda de livros e quadrinhos.

A ideia de fazer um encontro desse tipo veio  do historiador Bolívar Dias, que já havia se envolvido com movimentos parecidos durante sua graduação na Universidade Federal de Viçosa. De acordo com ele, o intuito do evento é “promover e difundir essas práticas culturais em Barbacena e região”.

Inicialmente, o projeto foi sendo desenvolvido com Bolívar Dias e seu aluno Alexandre Magno. Um dos principais motivos para se fazer o evento foi a possibilidade de tornar conhecidos os ideais do RPG, apresentando-o como um hobby e como atividade útil em sala de aula. “Hoje além de disseminar os ideias desta cultura pretendemos mostrar como estas atividades podem ser divertidas, sociais e até mesmo educacionais”, conta Alexandre Magno.

O primeiro nome do evento, I Encontro – RPG e cultura POP de Barbacena, não agradou muito aos organizadores, que o consideravam extenso demais. Logo, surgiu o nome oficial, I Pop Con, mais curto e mais fácil de assimilar. Alexandre explica que “além de ser um trocadilho com Popcorn, é uma referência ao Comic Con e transmite exatamente o que é o evento, uma Convenção Popular”.

Daisuke Assis também está na organização e tem muita experiência na área. Já organizou o primeiro Encontro Geek em Barbacena, além da Zombie Walk e Play Jovem, todos girando em torno da temática nerd. Para Assis, eventos desse gênero são importantes em cidades como Barbacena para propagar esse tipo de cultura, uma vez que municípios do interior costumam ser menos receptivos e contar com poucos festivais alternativos. “Infelizmente rola preconceito sobre tudo, com jogos não é diferente. O Ideal é cada um respeitar a cultura do outro”, conta.

A estimativa de público para o evento é de 500 a 800 pessoas, de acordo com a organização. A I Pop Con vem com o intuito de promover a interação entre toda a comunidade e a cultura nerd, desmistificando e popularizando os jogos e tudo mais que gira em torno da cultura pop e geek.

TEXTO/VAN: Ana Carolina Rodrigues