Evento, que discutiu políticas públicas para mulheres, recebeu importantes figuras de São João del-Rei e Santa Cruz de Minas. Movimentos sociais também foram reconhecidos.

38º Batalhão recebeu um bom público na conferência

O 38° Batalhão da Polícia Militar, recebeu na última sexta, 25, a 1° Conferência Intermunicipal dos Direitos da Mulher, que contou com a presença do público feminino de São João del-Rei e Santa Cruz de Minas. O evento, que teve como principal objetivo a conscientização e participação das mulheres na política, desenvolveu-se sob a forma de palestras, painéis, debates em grupos e distribuição de brindes.

A palavra chave foi “empoderamento”, e é fator indispensável na escolha dos delegados da 4° Conferência Estadual dos Direitos da Mulher de Minas Gerais, que irá ocorrer nos dias 28 e 29 de outubro.

A vereadora Vera Polivalente, de São João del-Rei, uma das principais vozes femininas na câmara municipal esteve presente: “Como vereadora e mulher, eu recebo muito esse tipo de demanda no meu gabinete; mulheres, por exemplo, sendo assediadas até mesmo pela própria família. Se queremos melhorar a democracia no Brasil, temos que levar esse conhecimento para as mulheres de periferia, porque nem todo mundo tem alcance”.

A vereadora Lívia Guimarães disse que até na própria casa existe preconceito: “É uma câmara em muitos momentos machistas, onde se aponta o dedo na cara de uma secretária e uma vereadora, achando que por serem homens, são superiores”.

IMG_20150925_125241597_HDRAlém das representações políticas, movimentos sociais também estiveram presentes, como o Coletivo feminista Carcará. Para a ativista Mahara Jneesh, a Conferência é de grande importância: “Já que a gente faz parte do conselho, conseguimos, nessas conferências, dar vazão a tudo que recebemos enquanto demanda das mulheres para dentro da institucionalidade”.

Bárbara Quintino, estudante da UFSJ e uma das representantes do Grupo Feminista Negro Dandara, apresentou uma demanda sobre a posição da mulher negra em papel de representação tanto política quanto social: “A mulher negra representa mais da metade da população feminina brasileira, mas as políticas públicas para essas mulheres muitas vezes são esquecidas. Os menores salários são nossos, os maiores índices de violência são contra a gente, nós mulheres negras”. A posição de Bárbara é apoiada por Dona Vicentina, fundadora do Grupo Raízes da Terra: “Nós fazemos a diferença, nós mulheres negras, índias, ciganas, nós somos diferentes. Cada uma tem a sua especificidade”.

O evento ainda contou com uma palestra com a Coordenadora de Políticas Públicas para Mulheres do município de Contagem, Gabriela Romanelli. Foi oferecido um lanche e em seguida, as participantes foram separadas em eixos de discussão. Cada eixo ficou responsável por selecionar quatro propostas para serem apresentadas na Conferência Estadual que irá ser realizada em Belo Horizonte.

TEXTO/VAN: CÍCERA ROSA E LUCAS MARANHÃO

FOTOS: LUCAS MARANHÃO