Por Giulianna Andrade 

Quadros da cidade de São João del-Rei presentes no Museu Regional. – Foto: Reprodução/ Julia Fernandes

São João del-Rei. Cultura. Vivências. 

Tanta história em um espaço limitado, em objetos guardados, em sentimentos passados. Aquela época se foi, mas suas marcas ficaram. Histórias refletidas na aconchegante cidade que se expande a cada dia. Histórias refletidas em diversos indivíduos são joanenses. Histórias refletidas em momentos, em vidas, em nós. Seja no passado ou no futuro, impactam a cultura e espelham as atitudes.

Em breves visitas, observa-se a importância de agregar conhecimento sobre o âmbito regional. Ir para a rua, desbravar os cantos do interior e olhar, com nossos próprios olhos, tudo aquilo que nos foi deixado.

O Museu Regional, com quadros, estantes, pinturas, bens patrimoniais e, principalmente, com seu significado, intitula bagagens que construíram e transformaram espaços inteiros. Retratos.

Resquícios. Informações. Fatos. Jornalismo.

Faz parte da história de São João del-Rei e de todo o país, de notícias para o povo, de constantes pesquisas, de veracidade e coesão. Assim como o Museu Regional oferece cultura, turismo e conhecimento, o jornalismo se faz de informação. E tal troca se dá por ações como essa, de ir em diferentes locais, de desbravar histórias, de se relacionar e dialogar com pessoas. É essencial. 

Lutas. Progresso. Instantes que são contínuos… 

Com o que passou, aprendemos, ou não, que a mudança é necessária. Há lutas que se fazem por muitos anos e o museu reflete esse cenário. Frente a contextos de racismo, preconceito, desigualdade, obstáculos e causas que seguem em busca de válvulas de escape, acreditamos que a evolução, com o tempo, solucionará tais paradigmas. São esferas que permeiam a sociedade em todos os âmbitos e que carecem de atenção. Esse destaque é relevante, porém, nem sempre é dado. A cultura nos molda e nós moldamos o ambiente em que vivemos. Cabe, não só, mas também ao povo auxiliar na transformação. 

São João del-Rei. Museu. Conhecimento. Experiências. 

Ficamos com a aprendizagem que nos cerca, com o ensino daquilo que se foi, com a capacidade de união para mudar. 

Reconhecimento. Mudanças. Histórias. Reflexos…