A Via Sacra pela cidade contou com encenações da Paixão de Cristo e conscientizou devotos sobre violência

 

Na manhã de sexta-feira (30), Lavras foi cenário da Via Sacra. Presidida pelo Padre Cristiano Francisco de Assis, a concentração teve início por volta das 9h na Matriz e percorreu a praça Dr. Augusto Silva antes de retornar a Igreja. A celebração contou com encenações e tratou de assuntos como racismo, discursos de ódio e violência contra mulheres.

A Via Sacra é uma prática tradicional da Semana Santa e consiste em percorrer as 14 Estações que representam momentos da Paixão de Cristo. A 15ª Estação, a qual simboliza a ressurreição de Jesus, é opcional e esteve presente na cerimônia organizada pela Paróquia Santana de Lavras. A cerimônia busca aproximar os fiéis de Jesus durante seus últimos momentos e, de acordo com o pároco Cristiano, tenta também fazê-los refletir sobre suas vidas. “Nossa vida, aparentemente, também é uma Via Sacra”, observou.

Seguindo o tema proposto pela Campanha da Fraternidade para a quaresma deste ano – “Fraternidade e superação da violência” -, a cada Estação foram abordados diferentes tipos de problemas presentes na sociedade. “Muitas vezes a Igreja é questionada sobre ser atrasada, ser arcaica, mas ela é sempre atual” afirma Jorge Haddad, que auxilia na realização da Semana Santa há mais de 20 anos. Segundo o Padre Cristiano, o objetivo é levar o fiéis a pensarem sobre o que podem fazer para combater a violência no dia a dia. “Na Via Sacra, ao relembrar cada passo da vida de Jesus, nós também refletimos sobre nossa realidade [..] que muitas vezes secularizada e indiferente permeia situações de violência”, salienta.

Nas encenações da Paixão de Cristo membros da Igreja e da comunidade estiveram presentes, gerando comoção dos fiéis. “Foi bonito de ver a fé do nosso pessoal da paróquia”, declara Everton de Alvarenga, voluntário. De acordo com ele, é emocionante ver o número de participantes crescendo a cada Semana Santa.

 

Texto/VAN: Isabela Souza
Foto/VAN: Isabela Souza

Deixe comentário

Seu endereço de e-mail não será publicado. Os campos necessários são marcados com *.

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.