Comemoração da Páscoa volta seu olhar para Maria e seu papel como mãe

 

Na noite de domingo (1), a paróquia Bom Senhor Jesus dos Perdões celebrou a Páscoa através de uma missa ao ar livre, seguida da procissão do Triunfo de Nossa Senhora. O cortejo teve início por volta das 19h00, na Igreja Matriz e seguiu até a Igreja do Rosário antes de retornar ao ponto de origem.

A celebração eucarística teve início às 17h30 e foi presidida pelo Padre Ademir dos Santos, reunindo fiéis da cidade na praça Dr. Zoroastro Alvarenga. Ao final da solenidade, a imagem de Nossa Senhora foi apresentada em um andor e se deu início a procissão. De acordo com o pároco, “a procissão é para exaltar este aspecto da mãe de Deus”.

O cortejo do Triunfo se relaciona com As Dores de Nossa Senhora, celebração que acontece na semana que antecede a páscoa e busca relembrar o sofrimento de Maria ao lado de seu filho. “Maria acompanhou o filho passo a passo, na sua preocupação, no seu cuidado de mãe. […] Nós celebramos hoje seu triunfo porque, com certeza, ninguém mais do que Maria se alegrou com a ressurreição de seu filho.”, explica o Padre.

Imagem de Nossa Senhora e fiéis. – Foto/VAN: Isabela Souza

A Corporação Musical Lira Perdoense, regida pelo maestro Vadinho Silva, também acompanhou a caminhada. Durante todo o percurso, fiéis fizeram orações em conjunto e carregaram velas. Para Maria Helena de Carvalho, ministra da eucaristia, a procissão, além de uma caminhada, também leva o fiel a reflexão. “A cada ano a gente vai se fortalecendo melhor. Nós podemos viver também momentos de ressurreição, que é quando há essa partilha entre irmãos. Há ressurreição.”, afirma.

Segundo Elga Maria de Carvalho, professora aposentada, “foi maravilhoso acompanhar, não só a procissão, mas toda a Semana Santa” declara. “Ela acontece não apenas como um teatro, uma encenação; tem que acontecer também de forma introspectiva, no coração de cada um.”. Ao final do cortejo, os fiéis se reuniram diante da Igreja Matriz, onde ocorreu um sorteio de rifas realizadas pela paróquia e a benção final do padre, encerrando as programações da semana.

 

Texto/VAN: Isabela Souza
Foto/VAN: Isabela Souza

Deixe comentário

Seu endereço de e-mail não será publicado. Os campos necessários são marcados com *.

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.