Exposição traz a herança e a arte do Brasil indígena à população São-joanense

Museu Regional de SJDR abriga exposição Brasil Indígena - Herança e Arte - FOTO/VAN: Ana Resende Quadros
Museu Regional de SJDR abriga exposição Brasil Indígena – Herança e Arte – FOTO/VAN: Ana Resende Quadros

Durante o período de 17 de março a 1º de maio, o Museu Regional de São João del-Rei, em parceria com o Centro Cultural de Arte Indígena do Brasil, está realizando a exposição “Brasil Indígena – Herança e Arte” que busca comemorar o Dia do Índio, comemorado hoje, 19 de abril.

A exposição é dedicada à cultura e arte dos índios no Brasil e conta com adornos corporais, bancos, cerâmicas, cestaria, armas e utilitários. Também são apresentadas fotografias do cotidiano indígena, de responsabilidade do fotografo e curador do evento Evandro Baccara Kelmer.

No dia 12 de abril, os alunos do 1º ao 5º ano da Escola Estadual Inácio Passos visitaram a exposição sobre o Brasil indígena. A professora Jânia Aparecida da Silva Campos conta que os alunos se interessaram muito e estavam muito curiosos em relação aos artefatos. “É a cultura do nosso país e os meninos ficaram muito interessados em conhecer como é o índio e como eles vivem”.

Alunos visitaram a exposição e estavam curiosos sobre a vida indígena . FOTO/VAN: Elaine Maciel

O aluno Ronan, de 8 anos, ficou fascinado com as peças, principalmente com os dardos usados para a caça. “Você sabia que eles passam a flecha no sapo para pegar o veneno e atiram nos outros bichos? Eu queria ser índio para poder caçar os animais”, conta.

A comemoração

A data comemorativa do Dia do Índio foi criada pelo Presidente Getúlio Vargas em 1943 e, desde então, busca incentivar a reflexão sobre a cultura dos povos indígenas e a importância do respeito e preservação de sua cultura.

Artefatos estão sendo expostos no Museu Regional. FOTO/VAN: Elaine Maciel

Segundo o funcionário do Museu Regional de SJDR, Felipe Ferreira da Silva, a exposição busca trazer a discussão sobre a situação atual dos índios no país. “A intenção é trazer a tona para a publicação essa memória de que o Brasil é composto por etnias não civilizadas ao modo europeu. Esses povos não estão sendo tratados da maneira que está prevista na Constituição”, explica.

A exposição pode ser visitada na Rua Marechal Deodoro, 12, no centro. As visitas orientadas podem ser agendadas no Setor Educativo pelo telefone (32) 3371-7663.

TEXTO/VAN: Ana Resende Quadros e Elaine Maciel