Artista São-joanense exibe obras no Memorial Dom Lucas Moreira Neves e retrata uma nova perspectiva do conjunto histórico da cidade

FOTO divulgação

O Memorial Dom Lucas Moreira Neves recebe, a partir do próximo dia 24, a exposição “Releituras: Um olhar sob São João del-rei” de Adilson Nascimento. A cada pincelada, o artista revela a grandeza cultural que a cidade possui com suas edificações históricas. Como o próprio título da exposição sugere, o artista se propôs a retratar uma perspectiva diferente daquela que normalmente está associada aos monumentos da cidade.

Em suas obras Adilson Nascimento também buscou resgatar o que se refere ao patrimônio material e imaterial, destacando os personagens que marcaram São João del Rei. Cerca de 17 obras serão expostas no Memorial Dom Lucas Moreira Neves que, também conta, um acervo próprio referente ao cardeal, que pode ser visitado pelo público.

A exposição “Releituras: Um olhar sob São João del-Rei” se encontra em sua terceira edição e nesta serão apresentadas ao público algumas novas telas. Assim como nas mostras anteriores, o artista São-joanense ressaltou a importância da documentação histórica por meio da arte. O artista, que também é restaurador, afirma que “um dos meus ideais é a sensibilização a cerca da preservação do patrimônio histórico na manutenção da identidade da cidade.” E completa “precisamos despertar um sentimento de pertencimento para que as pessoas mantenham viva a tradição e a importância do patrimônio material e imaterial.”

De acordo com Vinícius Manucci, auxiliar administrativo do Memorial Dom Lucas Moreira Neves, “a ideia da exposição nasceu de uma parceria com Secretaria de Cultura e Turismo de São João del Rei para complementar a programação da Semana Santa”. Segundo Manucci, “a perspectiva é de que devido as comemorações religiosas muita gente visite o Memorial que está localizado na frente da Catedral Basílica Nossa Senhora do Pilar”.

A exposição estará aberta ao público entre os dias 24 de Março e 25 de Abril, na rua Getúlio Vargas, 52, Centro. O horário de funcionamento é de terça à sexta entre 10h às 17h, sábado das 9 às 14h, domingo e feriados entre 8h às 12h. A entrada é gratuita.

TEXTO/VAN: Juliana Paravizo e Lucas Comine

Deixe comentário

Seu endereço de e-mail não será publicado. Os campos necessários são marcados com *.

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.