Texto: Arthur do Vale

Foto: Arthur do Vale

Revisão: Samantha Sousa

No domingo, dia 21 de novembro, foi realizado o Exame Nacional do Ensino Médio (ENEM) em todo território nacional. Neste primeiro dia do exame, foram aplicadas as provas de Ciências Humanas e suas Tecnologias, Linguagens, Códigos e suas Tecnologias e a prova de Redação, que contou com o tema ‘Invisibilidade e registro civil: garantia de acesso à cidadania no Brasil”.

Em São João del-Rei, um dos locais de aplicação do exame foi o Campus Santo Antônio da Universidade Federal de São João del-Rei. Os portões do Campus foram abertos às 12h com o fechamento sendo realizado às 13hs.

A Polícia Militar de Minas Gerais foi responsável pelo acompanhamento da chegada dos alunos ao local do exame, e de acordo com o Sargento Neves, tudo ocorreu conforme o esperado.

ENEM 2021
Candidatos chegando ao Campus Santo Antônio para realização da prova

Na porta da Universidade, o professor de matemática e física, Allan Miranda, do cursinho pré-ENEM Rodarte, conversou com nossa equipe e destacou a expectativa dos seus alunos em relação à aplicação do ENEM, que, pelo segundo ano consecutivo, acontece durante a pandemia de COVID-19:

-“Eu acho que a expectativa da aplicação deste ano está melhor do que a do ano passado. Neste ano, já estamos vivenciando uma melhora em relação à pandemia e alguns alunos já voltaram a ter aula presencial nas suas escolas.”

Ainda, de acordo com o professor, essa expectativa é positiva visto que as universidades também estão retornando ao formato presencial, o que é muito atrativo para os candidatos:

-“Quando entram os calouros, eles querem aproveitar a faculdade, poder ir ao campus assistir às aulas. Ano passado, os que entraram não puderam aproveitar isso.”

Quando questionado acerca do perfil dos seus alunos, Allan afirmou:-“Existem vários perfis. Tenho alunos que já entraram na faculdade e que voltaram a fazer cursinho para tentar outro curso. Tenho alunos que estão no 1° ou no 2° ano do ensino médio, mas que já estão se preparando desde agora. Então varia bastante o perfil de cada um.”

ENEM 2021
O professor Allan do cursinho pré-ENEM Rodarte distribuiu água gratuitamente para os candidatos.

No portão do Campus, conversamos, também, com a candidata Luana, ela é negra e empregada doméstica na cidade de Prados, no Campo das Vertentes, e está fazendo o ENEM pela primeira vez na vida. Ela disse à reportagem que pretende cursar filosofia:

-“Tive contato com a filosofia através do meu pai. Gosto muito dessa área, nos faz pensar e refletir sobre as questões da vida. Tenho muita vontade de ser professora.”

Quando questionada sobre conciliar seu trabalho como doméstica e os estudos para o exame, Luana afirmou:

-“Me esforcei muito para estudar esse ano, estou um pouco nervosa, mas estar aqui dando essa entrevista está me acalmando um pouco. Espero que dê tudo certo.”

Sobre uma possível aprovação em filosofia, Luana declarou que irá dar um jeito de estudar na faculdade e trabalhar ao mesmo tempo, visto que o curso pretendido é um sonho pessoal dela.

No próximo domingo, dia 28, serão aplicadas as provas de Ciências da Natureza e suas tecnologias e Matemática e suas tecnologias.