Nesse sábado, 7 de Setembro, São João del-Rei comemora a Independência do Brasil. O dia da pátria, como o evento também é chamado, é marcado por vários desfiles patrióticos nas cidades brasileiras. 
Assim como no ano passado, o evento será iniciado com o hasteamento das bandeiras e, na sequência, ocorrerá o grande desfile, que será executado em agrupamentos. A abertura será feita pela banda municipal, seguida do agrupamento da polícia e bombeiros. Logo após, segue o agrupamento da APAE, do Albergue Santo Antônio e a novidade do ano: o retorno da participação das escolas municipais e estaduais. O desfile segue com as agremiações esportivas, as entidades maçônicas, os escoteiros e, por fim, o 11º Batalhão de Infantaria de Montanha, considerado pela população o ponto alto do desfile. 
“No Brasil, temos a carência de momentos em que podemos manifestar o nosso civismo, e essas datas como 7 de Setembro e Proclamação da República trazem na nossa memória momentos marcantes e cruciais na história do país. Não podemos deixar que isso se perca, pois são momentos em que o povo tem trazido esses valores que podem realimentar aquela fé, a vontade e o patriotismo dentro de cada um de nós”, afirma Capitão Felito, adjunto da sessão de operações do 11º BIM.
Segundo Pedro Leão, secretário municipal de Cultura, Turismo, Esporte e Lazer, esse ano há o desejo de se trabalhar com a temática do meio ambiente, dos cuidados com a Serra do Lenheiro, além da questão cívica. Participam do evento mais de 20 organizações e entidades, além do exército e prefeitura. Além do desfile militar e civil, haverá a exibição de filmes nacionais no Cine Glória e no Cineclube, que funciona na Secretaria de Cultura, Turismo, Esporte e Lazer.
A parte militar da solenidade será coordenada pelo próprio Batalhão e, desde o ano passado, conta com um trabalho conjunto com a Secretaria de Cultura, Turismo, Esporte e Lazer, criado com o intuito de facilitar a participação de todos os interessados no evento.  As instituições ou órgãos interessados em participar da festividade devem manifestar seu desejo. Diante das coordenações feitas nas reuniões, é discutida a participação daqueles que se voluntariaram a fazer parte do desfile. “Todo ano são incluídas novas organizações”, comenta o secretário.
O Albergue Santo Antônio já participa das comemorações e do desfile de 7 de Setembro há vários anos. “Os idosos que andam, desfilam andando, alguns vão em uma jardineira antiga, a kombi do albergue leva alguns e outros vão na própria cadeira de rodas” conta Lilian Camarano, psicóloga do Albergue.
Pedro Leão acrescenta que o dia será de protestos em todo o Brasil. “Nos últimos tempos, temos vivido demonstrações de manifestações, algumas até mais exacerbadas, mas acho que é um momento de reforçar a identidade, de reforçar os símbolos do Brasil e o orgulho que a pessoa tem de ser brasileiro”.
VAN/ Lis Maldos
Foto: Lis Maldos

Deixe comentário

Seu endereço de e-mail não será publicado. Os campos necessários são marcados com *.

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.