Dani da Gama

De 8 a 12 de abril, 13 escolas de São João del Rei, entre municipais, particulares e estaduais, participaram da seletiva municipal dos Jogos Escolares de Minas Gerais (JEMG/2013). Os jogos foram realizados nas quadras do Ginásio Poliesportivo do Campus Tancredo Neves (Ctan- UFSJ) e do Athletic Club, nas modalidades handebol, basquete, vôlei e futsal.
Os JEMG acontecem anualmente, contando neste ano com um total de 740 municípios inscritos. Pedro Augusto Oliveira Silva, coordenador de Lazer da Secretaria de Esporte, Cultura, Turismo e Lazer explica que a etapa municipal é uma parceria da Superintendência de Ensino e dessa secretaria, que atua no suporte logístico para a realização dos jogos. Ele vê um crescimento de SJDR no esporte, e conta que dentro dos JEMG o município já chegou a se classificar em nível estadual. Um dos projetos para o ano que vem, que já consta da lei de diretrizes orçamentárias, é apoiar atletas que se destaquem, através de bolsas, o que deve ser um incentivo ainda maior para este crescimento. Pedro Augusto conta que já participou de muitos JEMG em sua idade escolar. “É ótimo participar. Para os estudantes, além da interação com outras escolas do município, você vê ali uma disputa sadia. E não só na parte do esporte, é uma integração social com outras escolas. Fazer com que o esporte cresça é o que a gente mais quer”, destaca.
Mayara France Assis Ramalho, 20 anos, cursa Eduação Física na UFSJ e participou de JEMGs dos 14 aos 17 anos, na modalidade handebol. Ela conta que essa oportunidade ajudou-a a entender o esporte e o conteúdo de uma competição. “Ajudou-me a me apaixonar mais ainda pelo esporte, influenciando na minha escolha no curso de graduação”, afirma a estudante.
As equipes se dividiram em módulos, sendo o módulo I para alunos nascidos de 1999 a 2001, e o módulo II para nascidos de 1996 a 1998. Dentro dos quatro esportes disputados no JEMG, seis escolas sãojoanenses seguirão na competição. O Colégio Frei Seráfico levou a melhor no basquete masculino (não houve inscrições para basquete feminino). Já no handebol masculino, o SESI foi o campeão no módulo I e a Escola Estadual Cônego Oswaldo Lustosa venceu no módulo II. No handebol feminino o SESI conquistou as duas colocações. No futsal as equipes classificadas foram das escolas SESI, Escola Estadual Evandro Ávila e Escola Estadual João dos Santos. No vôlei masculino venceu a Escola Estadual Cônego Oswaldo Lustosa, no módulo II, enquanto no vôlei feminino o Colégio Frei Seráfico se classificou, no módulo I.
Maísa Coelho Miranda, de 16 anos, é capitã do time de vôlei do módulo II do Instituto Auxiliadora, que se classifcou para a etapa microrregional. Ela, que participa de outras competições no âmbito da rede salesiana (da qual o Instituo faz parte) também afirma a importância da integração entre as escolas nos JEMG: “Sempre há uma confraternização, o jogo é mais divertido, mais dinâmico”.  Já é a terceira vez que Maísa participa dos JEMG e a segunda vez que seu time se classifica para a fase microrregional. “Acho isso mto importante para o time, e para as meninas que estavam começando agora e estavam muito inseguras, acho que agora elas têm uma confiança maior, e conhecem o que é o JEMG”, ela conta. A diretora pedagógica do Instituto, Magaly Aquino Gomes, complementa: “É uma experiência fora dos muros da escola. É uma oportunidade rica de interação. O esporte é a possibilidade de o jovem poder expandir sua energia, não só no sentido da corporeidade, mas no da afetividade e explosão dos sentimentos”.
As escolas classificadas representarão o município na etapa microrregional, que será sediada também por SJDR, de 08 a 12 de maio.