ASAPAC realiza semana que visa conscientizar sobre o câncer e a importância do diagnóstico precoce

 

A Semana de Prevenção ao e Combate ao Câncer acontece dos dias 20 a 27 de novembro nas cidades de São João del-Rei e Barroso. O evento é organizado pela ASAPAC, Associação de Amparo a Pacientes com Câncer e tem como objetivo ampliar o conhecimento da população sobre o tratamento e da prevenção dessa doença.

O coordenador da ASAPAC, Valdecir Braga, conta um pouco sobre os motivos da realização e dos objetivos que a associação possui nestes dias de evento: ” Em São João del-Rei  tem até um projeto de lei para a realização dessa semana, independente disso a associação já realiza essa semana há muitos anos e sempre conta com o apoio da comunidade, da mídia, laboratórios para o público estar junto conosco e ter o diagnóstico precoce que é o nosso objetivo.Essa é a nossa preocupação, quando a doença é descoberta no início as chances de cura ultrapassam 80%.”

Segundo estimativa do Instituto Nacional do Câncer José Alencar Gomes da Silva, o INCA, 596 mil casos desta doença afetaram os brasileiros durante o ano de 2016. Em Minas Gerais, foram estimados 60.750 casos, sendo o câncer de mama o mais comum entre as mulheres e o de próstata o mais comum entre os homens.

Atividades acontecerão na sede da ASAPAC. O último dia será na praça Santa em Barroso. Foto_ Divulgação
Atividades acontecerão na sede da ASAPAC. O último dia será na praça Santa em Barroso. Foto/Reprodução: Divulgação

A dona de casa Tereza Pelépio conta que não se preocupava com exames preventivos, mas quando decidiu engravidar e procurou um mastologista descobriu que estava com câncer de mama: “O período que descobri o câncer foi um período difícil como é para todo mundo que descobre a doença. Passei por todos os tratamentos, 8 quimio, 33 rádios e 180 sessões de fisioterapia, além de quimio oral por 5 anos. Fará 11 anos que venci o cancer, minha família me ajudou muito, foi meu porto seguro.” Ela ainda dá um recado a todas as pessoas, especialmente as mulheres :” Sempre façam a mamografia,ou o ultrassom das mamas. Isso é super importante, o diagnóstico precoce salva nossas vidas.”

O penúltimo mês do ano é conhecido pela campanha do Novembro Azul. Criada em 2003, na Austrália com o objetivo de combater o tabu dos exames de próstata nos homens. Valdecir Braga acredita que a chave para vencer preconceito está em ações como a Semana de Prevenção e Combate ao Câncer: “ A gente sabe que homem é mais difícil de procurar um médico. Por isso as pesquisas mostram que os homens vivem em média, 7 anos menos que as mulheres. Essa é a nossa preocupação: conscientizar o homem que a partir de certa idade, ele tem que ir ao médico, mesmo que não esteja sentido nada. O câncer de próstata, por exemplo, é uma doença silenciosa, além disso, os estudos mostram que todos os homens com uma certa idade podem ter este câncer.”

A técnica em enfermagem Tania Rita Gonçalves, fortalece a idéia de seriedade que as pessoas precisam ter em relação a saúde: “A importância no exame de prevenção é que se pode diagnosticar a doença no seu estágio inicial e sendo assim quando se descobre precocemente tem Grande Chance de cura”

A Semana de Prevenção e Combate ao Cancer, contará com palestras e oficinas, além da realização de exames preventivos. Mais detalhes sobre o evento podem ser conferidos na página do Facebook da ASAPAC.

 

Texto/VAN: Marcos Coelho
Foto/VAN: Clara Mattoso

Deixe comentário

Seu endereço de e-mail não será publicado. Os campos necessários são marcados com *.

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.