Apesar do otimismo dos comerciantes, este ano, as vendas não aumentaram em relação a 2015

Data é comemorada no próximo domingo, dia 8 de maio. FOTO: Sindcomércio SJDR/Divulgação
Data é comemorada amanhã, 8 de maio. FOTO: Sindcomércio SJDR/Divulgação

Quem passa pelas ruas de São João del-Rei já deve ter notado, nas vitrines das lojas, inúmeras propagandas e promoções para o Dia das Mães. Considerada pelos comerciantes a segunda maior data de vendas no ano, perdendo somente para o Natal, em 2016, o dia será marcado por lembrancinhas e contenções de gastos.

Segundo o gestor administrativo da Associação Comercial e Industrial da cidade (ACI Del-Rei), Carlos Elcio Franco, a expectativa é de um aumento de 0,5% nas vendas. “Os comerciantes estão otimistas, pois o Dia das Mães é uma data ‘comercial’, que sempre aquece os estabelecimentos. Em 2015, tivemos um aumento de cerca de 1,5% nas vendas. Para 2016, em uma previsão otimista, esperamos um crescimento de 2%”,  conta.

Para alavancar as vendas, a supervisora de uma loja de calçados, Rosana Gomes, informa que a tática usada foi vender os produtos a preço de fábrica, para assim tentar conseguir um melhor desempenho neste ano. “Em razão do cenário econômico atual, as vendas estão complicadas, mas temos a expectativa de ter um acréscimo bem melhor que do ano passado, almejando um aumento de cerca de 20%”, esclarece.

A gerente de vendas de uma loja de vestuários adultos, Jaqueline das Graças Nascimento,  relata que a loja não está conseguindo atingir a meta de vendas imposta para a data. “Com o alto índice de desemprego no país, a loja não aumentou as vendas. Estamos fazendo promoções, dando descontos nas compras. Nossa expectativa é que, até sábado, a loja atinja, pelo menos, os mesmos números do ano passado,”avalia.

 

Última oportunidade para as compras, comércio tem horário estendido. FOTO: Sindcomércio SJDR/Divulgação
Última oportunidade para as compras, comércio tem horário estendido. FOTO: Sindcomércio SJDR/Divulgação

De acordo com o gestor da ACI Del-Rei, um dos setores mais procurados para a compra de presentes é o de vestuário. “Entre os itens mais vendidos no Dia das Mães na cidade, está o de vestuário, como no ano passado, seguido pelos setores de: perfumes e cosméticos; flores; calçados; bolsas e acessórios; joias e bijuterias; eletrodomésticos; e eletrônicos”. Além disso, Carlos informa que, segundo pesquisas, as pessoas pretendem gastar em presentes, em média, até R$100,00.

 

O Sindcomércio de São João Del-Rei optou pela ampliação do horário de funcionamento do comércio como forma de alavancar as vendas.  Hoje, véspera do Dia das Mães, os estabelecimentos comerciais da cidade funcionam em horário especial, das 9h às 18h. “Estende-se o horário com a finalidade de proporcionar aos retardatários a compra do presente do Dia das Mães no sábado à tarde, isso com a finalidade de aumentar as vendas”, declara Carlos Elcio.

TEXTO/VAN: Amanda Rodrigues

Deixe comentário

Seu endereço de e-mail não será publicado. Os campos necessários são marcados com *.

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.