Comerciantes apostam em diferentes estratégias para alavancar vendas

consumo1

O dia dos pais não foi o suficiente para aquecer as vendas no comércio mineiro. De acordo com uma pesquisa realizada pela Federação do Comércio de Bens, Serviços e Turismo do Estado de Minas Gerais (Fecomércio MG), para 72,4% do empresariado, houve piora no quesito vendas comparando-se ao mesmo mês no ano de 2014. Em São João del-Rei não foi muito diferente.

No ano de 2014, o comércio enfrentava a crise dos bancos e também saía do primeiro turno das eleições estaduais e federal. Este ano o cenário é diferente, já que o país passa por uma situação de dificuldade econômica e a meta fiscal do ano foi reduzida para 0,15% do Produto Interno Bruto (PIB), o que,  segundo alguns economistas, não deve ser cumprida.

O dia das crianças, comemorado na próxima segunda, dia 12, é considerado para os comerciantes como a terceira melhor data para as vendas, ficando atrás somente do Natal e do Dia das Mães. Mas, a expectativa para 2015 é de que o volume de vendas tenha queda de 2,8% na comparação com 2014. Segundo a Confederação Nacional do Comércio (CNC), a terceira data mais importante do calendário do varejo brasileiro deve movimentar R$ 4,3 bilhões este ano.

Os comerciantes desse segmento estão apostando nas variedades de produtos para movimentar essa data. Renata da Silva é gerente de uma loja de brinquedos de São João del-Rei. Ela conta que os clientes procuram a diversificação de produtos. “Os nossos clientes estão em busca do lançamento e estamos procurando atendê-los da melhor forma possível. Contratamos mais três funcionários com a expectativa de um crescimento satisfatório” conta.

Em uma outra loja, a situação já é diferente. De acordo com a gerente Fernanda Santos, não haverá contratações temporárias, mas alguns funcionários serão remanejados para atender a demanda: “Nós não deixamos de investir nesse período porque apesar da atual situação, os avós e os pais nunca deixam de dar um presente e isso faz com que acreditemos nessa data”.

TEXTO/VAN: WILLIAN CARVALHO

FOTO: DIVULGAÇÃO

Deixe comentário

Seu endereço de e-mail não será publicado. Os campos necessários são marcados com *.

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.