Secretaria Estadual de Saúde já confirmou mais de 23 mil casos de dengue em MG até o momento

O período de chuvas se aproxima e já começa a preocupar os moradores do Campo das Vertentes sobre os riscos de dengue pela região. Segundo  dados da Secretaria Estadual de Saúde, só este ano, já foram confirmados mais de 23 mil casos envolvendo a dengue, além de sete mortes já confirmadas por todo o estado de Minas Gerais. Esse é um número pouco abaixo do total registrado no ano de 2017, que indicava mais de 29 mil casos. Portanto, embora a zona não esteja figurando entre as áreas de risco, os devidos cuidados ainda são necessários.

Em 2017, São João del-Rei chegou a apresentar 33 registros envolvendo a doença sem evidência  de morte. Neste ano, a cidade já registra 22 casos da mesma doença apenas no primeiro semestre de 2018, ou seja,  dois casos a mais em relação ao mesmo período no ano passado. A prefeitura está atuando preventivamente, pois já foram instalados 200 “armadilhas” para capturar os ovos da fêmea do mosquito por toda a cidade.

No ano de 2017, em Barbacena, 20 casos envolvendo a dengue foram notificados, porém sem fatalidades. Já em 2018, 17 casos envolvendo a doença já foram apresentados. O bairro Santa Luzia está no topo do ranking com maior incidência de focos do mosquito. Os moradores reclamam da falta de fiscalização dos órgãos públicos em relação ao caso.

Lavras apresenta uma melhora no índice de proliferação da doença. Em 2017, foram notificados 107 casos  de dengue registrados no município. Este ano, o Levantamento do Índice Rápido do Aedes Aegypti (LIRAa), apontou nesse município o nível 1 de risco de contaminação, isto é, o mais baixo na referida escala ( 2- nível intermediário e 3- nível alto).

Vale reforçar que o mosquito transmissor da dengue também é o principal contaminador das doenças Chikungunya e Zika que, assim como a dengue, se não cuidadas, podem levar à morte. Só este ano, em Minas Gerais, já foram registrados mais de 11 mil casos de Chikungunya e 180 casos de Zika.

A atenção deve ser redobrada neste período propício à infestação da doença. Veja imagem abaixo com os devidos cuidados necessários para prevenção:

Texto/VAN: Emerson William
Foto/VAN: Thauana Gomes

Deixe comentário

Seu endereço de e-mail não será publicado. Os campos necessários são marcados com *.

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.