Dança já conquistou mais de 14 milhões de pessoas em 150
países

Não é uma aula qualquer, é Zumba! Uma mistura de ritmos que contagia até os meros espectadores. A modalidade foi criada na Colômbia no início dos anos 90, mas ganhou maior visibilidade no Brasil há cerca de quatro anos. O ritmo foi ganhando espaço nas academias e escolas de dança, e se tornou a sensação do momento.

Com uma mistura de danças latinas e internacionais como a salsa, merengue, reggaeton (uma mistura de reggae jamaicano com hip hop), cumbia (música típica da Colômbia), samba, entre outros, o Zumba possui grande diversidade de adeptos. Aline Serra Negra Magalhães é professora credenciada de Zumba Fitness há dois anos e, segundo ela, “dentro do Zumba existem várias modalidades: Zumba Gold, para a terceira idade; Zumbini, que é o Zumba para crianças; Zumba Fitness; AquaZumb, entre outras. Daí a pessoa vê em qual ela se encaixa mais”. As aulas são duas vezes por semana e duram 50 minutos sem descanso, intercalando ritmos acelerados e lentos: “Dependendo do desempenho do aluno, ele pode perder até 1000 calorias por aula”, reforça Aline.

Com uma coreografia fácil de seguir, a dança traz inúmeros benefícios para a saúde, tais como tonificação muscular, queima calórica, além de diversão: “O que mais me atrai é emagrecer se divertindo!”, conta Mariana Coelho Alonso. Adepta do Zumba há um ano e sete meses, ela já perdeu dez quilos com a prática: “Gosto do Zumba porque é muito animado, a gente ri demais! Trouxe várias amigas para cá.”

Em Lavras, o Zumba pode ser praticado em algumas academias como parte de pacotes ou como aula avulsa, sendo o custo de R$ 55,00 a R$ 75,00.

Texto: VAN/Karina Mascarenhas
Foto: Karina Mascarenhas