Contando com ajuda local, o projeto quer consolidar cultura e economia na região

Cortejo de abertura tomou as ruas de Barroso. FOTO: Divulgação
Cortejo de abertura tomou as ruas de Barroso. FOTO: Divulgação

Com o objetivo de valorizar a cultura como processo educacional e transformador social, com a colaboração de associações da região, no dia 23 de setembro, Barroso, inaugurou a série de atividades do Projeto Cultura & Cidadania. O projeto é mantido por meio da Lei Estadual de Incentivo à Cultura de Minas Gerais e visa oferecer uma série de atividades ao longo de um ano, movimentando também a economia local.

Oficina de Grafitti faz parte da programação do evento. FOTO: Divulgação
Oficina de Grafitti faz parte da programação do evento. FOTO: Divulgação

A proposta conta com oficinas, shows, peças teatrais e contação de histórias, entrando em contato com instituições e artistas locais. No final de semana do dia 23 do mês anterior, ocorreram os eventos de abertura, com presença de um grande público.  “A população de Barroso adora atividades culturais, isso vem sendo comprovado nos últimos anos”, disse Juninho Severo, presidente e ator da Companhia Fofocas de Teatro, uma das parceiras da iniciativa. “O projeto traz uma programação bem diversificada e que irá agradar”, completa.

A importância da participação da população nesse tipo de evento é ressaltada, uma vez que o acesso à cultura intensifica o olhar crítico, tornando as pessoas mais abertas à diversidade e ao novo. Isso é destacado por Josylainy Ferreira, atuante na área da Educação em Artes e também barrosense. “Acredito que estar em contato com as artes nos possibilita multiplicar diferentes olhares, em relação ao mundo e às pessoas”, realçou a artista, que participou da oficina de Graffiti, finalizada no dia 25.

Peça teatral Verdade ou Consequência atraiu o público para a Praça. FOTO: Divulgação
Peça teatral Verdade ou Consequência atraiu o público para a Praça. FOTO: Divulgação

Segundo Laís Vitral, coordenadora do projeto, a ideia vem sendo amadurecida, desde 2013, e pretende envolver toda a população, descentralizando as ações. “Queríamos fazer algo da cidade e para a cidade”, expõe. Ainda afirma que a proposta de continuidade dos eventos permite ter um retorno da população e ajustar as demandas de acordo com a cidade. As atividades continuam pelas próximas semanas, e você pode conferir a programação do mês de outubro, logo abaixo.

TEXTO/VAN: Ícaro Chaves

Programação

OUTUBRO

07/10

19h – Exibição do filme “O Que Queremos para o Mundo?” em sessão especial  com presença do diretor Igor Amin e das atrizes Olivia Blanc, Milena Mégre e Sofia Sgarbi, seguido da apresentação da Banda Casa da Árvore convida Pequeno Cidadão

Local: Praça Sant’Anna

 

08/10

10h – Contação de História com a Companhia Verdeimproviso| São Paulo

Local: Praça Sant’Anna

 

24 a 28/10 | 14h às 21h

Oficina de Iluminação Cênica

Ministrante: Ricardo Ribeiro

Inscrições gratuitas na Associação Ortópolis (junto ao Senai)  a partir de 10/10

Público-alvo: interessados em geral, a partir de 16 anos

30 vagas

 

28/10

19h30mDia Internacional da Animação

Local: Teatro Municipal Professora Iracema Rocha

Entrada gratuita. Retirada de ingressos com 60 minutos de antecedência.

Deixe comentário

Seu endereço de e-mail não será publicado. Os campos necessários são marcados com *.

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.