Ana Julia Barbosa e Lívia Fernandes

Neste mês, a APAE de São João del-Rei, instituição que oferece serviços às pessoas com Deficiência Intelectual e Múltipla e também portadores do Transtorno do Espectro Autista (TEA), está realizando diversas atividades em comemoração ao Dia das Crianças. Na última sexta-feira (6), eles estiveram no Campus Tancredo Neves (CTAN) para uma atividade feita pelos participantes do projeto de extensão “Apaixonados por Bichos”, uma parceria da instituição com o departamento de Zootecnia.

Interação das crianças com os animais feitas com monitoramento – Foto: Livia Fernandes/VAN

Esse projeto, realizado pelos universitários, consiste em levar as turmas para o campus duas vezes no semestre e apresentá-las aos animais. Dessa vez, as crianças puderam interagir com um bezerro, um bode, dois coelhos e uma coruja. Além disso, foram feitas atividades como colorir, pintura com tinta guache e pescaria, o que deixou todos muito entusiasmados e empolgados para participar.  Para encerrar o dia, foi servido um lanche para os participantes.

Foi possível tirar fotos segurando a coruja com auxílio de um universitário de Zootecnia - Foto: Ana Julia Barbosa/VAN
Foi possível tirar fotos segurando a coruja com auxílio de um universitário de Zootecnia – Foto: Ana Julia Barbosa/VAN

As crianças da APAE puderam fazer carinho e interagir com um bezerro - Foto: Ana Julia Barbosa/VAN
As crianças da APAE puderam fazer carinho e interagir com um bezerro – Foto: Ana Julia Barbosa/VAN

Após as atividades todos se reuniram para um lanche comunitário - Foto: Lívia Fernandes/VAN
Após as atividades todos se reuniram para um lanche comunitário – Foto: Lívia Fernandes/VAN

Essa parceria já existe há muito tempo com o projeto “Apaixonados por leitura”,  em que os universitários iam até a instituição contar histórias fictícias sobre os animais para as crianças. Algumas vezes, os bichinhos presentes na ficção eram levados até as crianças, para que eles pudessem interagir e dessa forma tornar a atividade mais dinâmica e emocionante. 

Conversamos com a professora Janaina Martuscello, da Universidade Federal de São João de-Rei, sobre as expectativas para essa nova fase do projeto e da importância dessa atividade com as crianças da APAE: “Às vezes, tem estudantes lá na APAE que precisam um pouco desse contato manual, do tato, visual, então para eles também é uma experiência muito bacana. E a diretoria da APAE gosta muito desse projeto, né? E a gente fica muito feliz de recebê-los aqui, ver essa interação deles com os animais, fazendo com que o departamento de zootecnia atenda esses três pilares da universidade que é o ensino, a pesquisa e a extensão.”

As crianças puderam colorir desenhos fornecidos pelos graduandos - Foto: Livia Fernandes/VAN
As crianças puderam colorir desenhos fornecidos pelos graduandos – Foto: Livia Fernandes/VAN

Atividade de pintura realizada com tinta guache - Foto: Ana Julia Barbosa/VAN
Atividade de pintura realizada com tinta guache – Foto: Ana Julia Barbosa/VAN

Essa parceria é de extrema importância para as crianças, pois como afirma a monitora da APAE Márcia Elisa, essas atividades incentivam a terem um contato maior com a natureza. Visando estimular o desenvolvimento e o entretenimento, a instituição realizará  outras  celebrações especiais de Dia das Crianças. Até o dia 31 de outubro, a programação conta com contação de história, festas, dia do brinquedo e brincadeiras com água. 

Serviço
Associação de Pais e Amigos dos Excepcionais de São João del-Rei (APAE)
Avenida Leite de Castro, 1380 – Fábricas
(32) 3371-7227
@apaesjdr