Com 36 categorias, a sexta edição chama atenção para o número de inscritos.

FOTO/VAN: Thais Andressa

O campus Tancredo de Almeida Neves (Ctan) virou palco da tradicional corrida UFSJ. Em comemoração aos 30 anos da universidade, na manhã de domingo, 23 de abril, o evento reuniu corredores profissionais e amadores. A corrida dos adultos, que envolvia 30 categorias, começou às 8h da manhã. Com cerca de 600 inscritos, sem contar as corridas Infantil Feminino e Masculino.

Alunos da instituição, turistas e são-joanenses se juntaram para um dia de muita descontração, competitividade e superação. A servidora da UFSJ e uma das organizadoras da Corrida, Telma Resende, destaca o aperfeiçoamento da organização e o aumento na participação da população, se comparados com os anos anteriores. “Fomos aprimorando em cada edição. As parcerias melhoraram muito e a comunidade recebe muito bem a corrida”, conta.

Antes de a corrida começar, a balconista, residente em São João, Isabel Cristina da Silva, contou à VAN um pouco de sua experiência na atividade esportiva. “Eu me preparo para correr, treino três vezes por semana, vou à academia fazer fortalecimento das pernas e fico muito ansiosa antes da corrida”. Por influência do marido, que corre há muito tempo e chegou ao pódio em diversas competições, a balconista começou a correr com ele e perdeu 20 quilos. Hoje, aos 36 anos, ela participa de outras competições e, neste evento, é a segunda vez.

Já a social mídia Sinara (28), participante da corrida e quinta colocada na categoria adulto feminina, gostou de ver que “o evento foi mais organizado do que nos outros anos, principalmente na entrega de medalhas”. A atleta destacou a importância da preparação física para realização da prova e a constante busca por um melhor condicionamento. “Acho muito importante a universidade promover esse tipo de evento, por servir de incentivo para os estudantes e a população em geral”, ressalta, mas alertando que a instituição “poderia dar um maior incentivo aos atletas”.

O militar Gleison Tadeu, morador de São João del-Rei, não poupou elogios à organização da prova, em sua primeira participação no evento, e expressou seu prazer e satisfação ao completar o circuito. “Acredito que a evolução do evento vai ocorrendo ao decorrer dos anos de organização”, destaca, ressalvando, porém, a “demora na premiação dos atletas vencedores”.

Logo depois, às 10h, foi a vez de as crianças entrarem na pista. As provas foram divididas em 6 categorias. Na infantil, João e Clara, vencedores da prova para crianças de 7 a 9 anos, falaram a respeito da sua segunda participação no evento. “Gostamos muito de praticar exercícios”. Ressaltaram também a vontade de continuar correndo nos próximos anos.

FOTO/VAN: Thais Andressa

Ao todo, foram 36 categorias, envolvendo desde a corrida infantil de 7 a 9 anos até a de adultos de 65 anos ou mais. Todos os participantes que concluíram o percurso ganharam medalhas, feitas pelos alunos do curso de Artes Aplicadas da UFSJ. Para quem pegou pódio, a premiação variou de 70 a 750 reais, acompanhada de medalha especial e troféu, também feitos pelos alunos de Artes Aplicadas.

Texto/Van: Victor Zanola

COLABORAÇÃO: Leonardo Emerson e Victória Souza