A primeira edição do evento, que busca valorizar a gastronomia dos municípios da Trilha dos Inconfidentes, será realizada de 11 a 13 de maio

De sexta (11) à domingo (13), será realizada a primeira edição da Copa Vertentes de Gastronomia, que terá como cidade-sede São João del-Rei. Os três dias de evento serão realizados no CRAS Matosinhos, antigo Lar Solidário, e contará com a exposição de pratos típicos das cidades que compõem a Trilha dos Inconfidentes. Na sexta e no sábado o evento terá início às 18hrs, no domingo o evento começará às 11hrs. A entrada é gratuita.

A Copa, assim como uma de futebol, terá suas eliminatórias e taça para o grande vencedor. Para levá-la a cidade competidora terá de ganhar três eventos consecutivos ou alternados. O ganhador terá o nome de sua cidade e a data do evento registrados na taça.

Quem participar desta primeira edição do evento também receberá prêmios em dinheiro (serão dados R$ 700 ao primeiro colocado, R$ 500 ao segundo e R$ 300 ao terceiro), além de um vale-compras em supermercado (R$ 150 ao primeiro colocado, R$ 100 ao segundo e R$ 50 ao terceiro).

Para participar deste projeto, qualquer interessado de uma das 22 cidades que compõem a trilha dos Inconfidentes poderia se cadastrar, seja com nome físico ou jurídico, e só seria permitido um representante por cidade, porém os prazos para as inscrições já foram encerradas no dia 30 de abril.

O evento, a partir de agora, será realizado todo o ano, e terá outras cidades (ainda não definidas) como sedes também. Como essa é a primeira edição do evento, a organização ainda não tem uma grande expectativa de público, mas espera que atraia tanto a população local quanto turistas. Esta edição contará com seis cidades inscritas que estarão apresentando dois pratos típicos para concorrer: um prato doce e outro salgado. As cidades que irão integrar esta primeira edição da Copa são: Coronel Xavier Chaves, Entre Rios de Minas, Itutinga, Ibituruna, Santa Cruz de Minas e São João del-Rei. Durante o evento, os representantes das cidades poderão comercializar outros pratos para apreciação do público.

Para Ronildo Assis de Oliveira, diretor do Instituto Vertentes – instituição organizadora do evento, o objetivo do projeto é agregar mais características turísticas para o Campo das Vertentes e gerar renda aos envolvidos com gastronomia na região. Além disso Ronildo espera fazer com que este evento se expanda nacionalmente. Ele faz, também, um apelo para que os municípios da região se envolvam e colaborem com o projeto: “Como é o primeiro evento, as prefeituras ainda não estão preparadas. Nós, do Instituto Vertentes, pretendemos chamar a atenção, também, para criação de cursos de gastronomia dentro do evento, porém, para isso, precisamos de que os municípios se envolvam conosco. Eu acho que, com esse retorno, a região vai dar um grande salto em qualidade de turismo.”

O secretário de Cultura do município de São João del Rei, Marcus Vinicius de Carvalho Fróis, destaca a importância do evento para a região: “Procuramos dar ênfase ao turismo rural e à nossa gastronomia, não só a rural, mas a da região em geral, como patrimônio imaterial”. Marcus revelou que os preparativos para a Copa estão a todo vapor para fazer deste um belo evento na região e conta com a participação da população regional e do turismo local.

Os participantes também estão ansiosos pela Copa, Silvane de Fátima Viana, 43 anos, é quitandeira e está representando a cidade de Entre Rios de Minas. “Minhas expectativas para o evento são as melhores, espero adquirir mais conhecimentos e acredito também que isso irá abrir muitas portas para nós cozinheiras”, diz. Ela salienta também que o evento é uma maneira de enaltecer a culinária mineira tradicional, feita no fogão a lenha e que representa tão bem o estado.

Os pratos serão julgados pela Comissão Julgadora formada, até então, por dois chefs de cozinha especializados: Martinho Caetano e Érica Simpoli. Também haverá shows de Mário Roberto e Banda, na sexta, e a dupla Henrique Jotta e Liana, no sábado.

Texto/VAN: Emerson William
Colaboração/VAN: Kamila Amaral