Nesta terça-feira (2), no Teatro do campus Dom Bosco, foi iniciada o primeiro dia de programação do Festival de Literatura de São João del-Rei e Tiradentes (FELIT). O escritor e jornalista Zuenir Ventura participou de uma arena literária com alunos da UFSJ, das áreas de letras e jornalismo que dialogaram com o grande convidado da noite.
Alunos dos dois cursos compuseram a arena, junto ao escritor estiveram também a professora de Literatura da UFSJ, Maria Ângela e o curador do evento José Eduardo Gonçalves, além de um grande número de pessoas que lotaram a platéia. Os entrevistadores fizeram perguntas ao cronista, que foram respondidas com a grande experiência de anos de trabalho do entrevistado.
Zuenir durante a arena discutiu pontos importantes da sua vida e de seu trabalho com a relação entre sua formação literária e jornalística. Para o escritor as feiras literárias são muito importantes e acredita que mesmo com a concorrência com as novas tecnológicas, as pessoas estão lendo mais livros. “ Essas feiras são importantes para aproximar o leitor do escritor, é uma oportunidade do escritor conhecer o seu leitor, ou o seu possível leitor.”, comenta Ventura.
Segundo Maria Ângela, a união entre Letras e Jornalismo permite que as pessoas pensem em campos que se completam. “A universidade tem esse papel de difundir a cultura, a arte”, e completa, ressaltando a importância que este encontro teve para os alunos. “Estar diante de um homem, um jornalista, cronista, escritor, que viveu momentos fortes da história do Brasil e que ajudou a construir essa história, eu acho que é importantíssimo”.
Joice Gonçalves, aluna de Ciência Biológicas da UFSJ elogia a palestra, avalia que foi muito recompensadora. A aluna saiu alegre, pois conseguiu autógrafo nos seus livros  do autor.
Em todo o momento da palestra houve muita descontração.  Foi aberto um momento para que o público pudesse fazer perguntas e assim aproveitar desse momento único.

Veja como foi:

Texto: Jederson Rosa, Sarah Rodrigues e Willian Carvalho