Inspirado por projeto de extensão da UFSJ, mototaxista decidiu estudar para o ENEM 2016 e ingressar no Ensino Superior

Luizinho assiste videoaulas nos intervalos entre as corridas FOTO: RADIALISTA LUCIANO NASCIMENTO

De sorriso tímido e muito prestativo, o mototaxista Luiz Carlos Silva pode facilmente ser encontrado pelas ruas de São João del-Rei transportando pessoas em sua moto. Morador do bairro Araçá durante 35 de seus 36 anos de idade, Luizinho, como é conhecido, tornou-se grande amigo dos estudantes de arquitetura que se propuseram a fazer intervenções sociais e urbanas no bairro através de projetos de extensão da UFSJ durante o ano de 2015.

Quando questionado sobre a evolução percebida no bairro antes das intervenções, declarou não ter visto: “Quase nenhuma, porque os governantes só olham para o centro da cidade e não se importam com a periferia”. Por isso vê a interação entre a universidade e a comunidade com bons olhos: “Antes disso não acontecia nada por lá!”.

Inspirado pelos projetos e após muito conversar com os amigos que fez dentre os estudantes de arquitetura, Luizinho tomou a decisão de prestar o ENEM em 2016 e já está se dedicando aos estudos durante a noite em sua casa.

Frequentou o Cursinho Popular Edson Luíz – iniciativa do Levante Popular da Juventude de São João del-Rei que propõe estudos voltados para o ENEM com professores recém-formados ou em formação durante três meses e assiste a aulas de conhecimentos gerais em seu celular entre uma corrida e outra, durante o horário de trabalho.

Dentre as opções de curso estão Arquitetura e Urbanismo e Fotojornalismo. “Tenho vontade de fazer alguma coisa por alguém ou uma comunidade”, declara. Luizinho acredita ter mais chances de ajudar alguém após o ingresso na universidade, entretanto o seu sonho e sua dedicação já têm inspirado centenas de pessoas que, após ver essa publicação no Facebook, torcem para o sucesso do futuro arquiteto.

TEXTO/VAN: REBECA OLIVEIRA

FOTO: RADIALISTA LUCIANO NASCIMENTO