Para quem ainda não conhece, existe um espaço na comunidade são-tiaguense onde é possível descansar, confraternizar, ter momentos de evangelização e espiritualidade. Trata-se da Casa de Caridade e Oratório Coração de Jesus fundada em 2008 pelo missionário Tiago Eduardo.
Maria do Carmo Ferreira – auxiliar de produção e conhecedora do projeto – comenta sobre o apostolado do coordenador e sua missão à frente da Casa da Caridade. “Conheço o Tiago e seu trabalho social na Casinha da Caridade há muito tempo. É uma pessoa muito carismática e de fé; por onde vai conquista as pessoas com seu jeito simples de ser. Onde passa, seja em missões nas comunidades rurais ou na cidade, todos o conhecem. Na Casinha, além de acolher as crianças acolhe a todos que precisam de uma palavra de fé, de otimismo e de ajuda. Muitos saem de lá felizes, encorajados e com paz no coração. Admiro muito o trabalho e a doação da vida em prol dessa causa. O que ele faz é de coração e com muito amor. Por onde passa deixa a bênção de Deus”, afirma Maria Ferreira.
Tiago Eduardo idealizador da obra, inspirado na citação bíblica de São Tiago (“A Fé sem obras é morta”), começou sua missão num Salão da Vila Ozanam, onde aproveitava para catequizar, evangelizar, promover um momento de oração, descontração e lanche para as crianças carentes do bairro Cerrado. “Começamos nossas atividades na Casinha da Caridade e Oratório Coração de Jesus em 2008, em um lote que minha família me cedeu. No começo não foi fácil, muitos desafios, mas não desanimei. Temos oferecido essa opção às crianças da comunidade e,  com ajuda das padarias,  mantemos um lanche diário, cestas básicas, doação de roupas, calçados e quantias em dinheiro para pagamento de contas de água, luz,  além de remédios às famílias carentes que nos procuram. Nossa missão é acolher as crianças, famílias, amigos e  quem  mais precisar de conversar. O espaço possibilita esse ambiente agradável ao estar à sombra de uma árvore, perto de uma mina d’água e viver essa espiritualidade em contato com a natureza, com Deus e consigo mesmo”, explica o idealizador.
O contato com a natureza e a simplicidade do lugar, predispõe ao visitante, essa sintonia e harmonia com o Criador e consigo mesmo, é o que afirma Dení de Fátima Reis, funcionária pública. “O lugar é muito aconchegante; quando vou lá sinto muito a presença de Deus em cada detalhe, nos bancos, nas árvores, nas frases bíblicas. O lugar em si é um espaço de grande espiritualidade que nos faz sentir bem, em paz, onde podemos rezar e refletir. Quando olho para a Casinha me recordo da vida simples e da humildade em que viveu a Família de Nazaré, berço de nosso Senhor Jesus. Então vejo esse lugar, como um local muito especial onde não só se acolhe crianças, mas todos que lá vão. É um lugar de oração e de presença de Deus”, ressalta Dení Reis.
Para você que ainda não conhece, a Casa de Caridade e Oratório Coração de Jesus fica à Rua José Gaudêncio Júnior, 1.115, no Bairro Cerrado, perto do trevo da cidade de São Tiago (MG). Telefones para contato: (32) 9923-8255 ou (37) 8815-8856.

Texto: Marcus Santiago/VAN
Foto: Marcus Santiago

Deixe comentário

Seu endereço de e-mail não será publicado. Os campos necessários são marcados com *.

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.