Fiés e Paróquias preparam as comemorações para a Festa da Imaculada Conceição

No dia 08 de dezembro a Igreja Católica celebra a Festa da Imaculada Conceição, festa. Além de ser o aniversário de 305 da cidade de São João del-Rei, a data é especial para os moradores católicos da região. Padroeira de seis Paróquias da Diocese de SJDR, Nossa Senhora da Conceição será festejada em diversas cidades da região.

Inscrita no calendário litúrgico pelo Papa Sisto V, em 28 de fevereiro de 1477. Atualmente, a solenidade da Imaculada Conceição de Maria é uma festa celebrada em toda a Igreja Católica. Uma forma de voltar o olhar dos fiéis para contemplar a Maria Santíssima, aquela que é Toda Santa e Pura, e se consagrar aos cuidados da Mãe de Jesus. Aquela que a Igreja Católica professa ter vivido uma vida completamente livre de pecado.

Segundo o Frei João José, Vigário Paroquial de SJDR, “Ela foi a escolhida e é a verdadeira mãe de jesus cristo é a imaculada da conceição, ela foi escolhida como imaculada e sem pecados e porque ela ia nascer para ser a mãe do Salvador”.

Afirma também que:“Temos Festividades na igreja de São Francisco, que tá fazendo as novenas, e no dia com missas às 9h15 e de tarde às 18h missa e procissão”

E assim a programação na Paróquia São Francisco de Assis de SJDR é:

•
7:00 –  Santa Missa Solene presidida pelo Reverendo Sr. Frei Francisco Duarte Júnior.
•
9:15 – Santa Missa Solene cantada, oficiada pelo Excelentíssimo e Reverendo Sr. Dom Waldemar Chaves Araújo, DD. Bispo Emérito de SJDR.
•
18:00 –  Santa Missa Solene presidida pelo Reverendo Sr. Frei Gilberto Martins Custodio, em seguida Procissão.

Paróquia Imaculada Conceição / São João del-Rei

•
7:00 – Santa Missa – Presidida pelo Reverendo Sr. Pe. Frei João Borges da Silva. Seguida de café comunitário no Salão Paroquial, com a presença da Banda de Música do Santuário do Senhor Bom Jesus do Matosinhos – Regência do Maestro Ronaldo de Oliveira Medeiros.
•
9:00 –  Santa Missa – Presidida pelo Reverendo Sr. Pe. Rodney Francisco Reis da Silva.
•
12:00 – Homenagem a Nossa Senhora com sinos e fogos.
•
15:00 –  Santa Missa – Presidida pelo Reverendo Sr. Pe. Geraldo Magela e presença do Coral “Dona Lurdinha”.
•
18:30 –  Santa Missa – Presidida pelo Excelentíssimo e Reverendo Sr. Dom Waldemar Chaves Araújo, DD. Bispo Emérito de SJDR. Seguida de Procissão.

Na Paróquia São José Operário, também de SJDR serão feitos:

• 8:00 – Santa Missa.
•
17:00 –  Santa Missa Solene com realização da primeira comunhão das crianças da Paróquia. Em seguida Procissão e consagração das crianças a Nossa Senhora.

Em Prados na Paróquia Nossa Senhora da Conceição as festividades serão:

• 6:00 – Alvorada Festiva.
• 8:00 – Santa Missa na Igreja Matriz – Presidida pelo Reverendo Sr. Pe. Geraldo Martins Lisboa, sdb.
• 10:00 – Santa Missa Solene cantada pela orquestra e Coro da “Lira Ceciliana” – Presidida pelo Reverendo Sr. Dom Waldemar Chaves de Araujo, DD. Bispo Emérito de SJDR.
• 15:00 – Santa Missa e consagração das crianças à Nossa Senhora – Presidida pelo Reverendo Sr. Pe. José Raimundo da Costa.
• 18:00 – Concelebração Eucarística presidida pelo Reverendo Sr. Pe. Dirceu de Oliveira Medeiros e, em seguida Solene Procissão com a imagem da padroeira, abrilhantando pela Banda de Música da “Lira Ceciliana”.

Na Paróquia Nossa Senhora da Conceição em Ijaci:

• 10:00 – Solene Celebração Presidida pelo Reverendo Sr. Pe. Marcos, com a presença do coral Anjos de Deus e  consagração das crianças batizadas à Nossa Senhora.
• 18:00 – Solene Celebração  Presidida pelo Reverendo Sr. Pe. Admilson,acompanhada pelo Coral Nossa Senhora da Conceição e seguida de Procissão.

Em Coronel Xavier Chaves na Paróquia Nossa Senhora da Conceição:

• 6:00 – Alvorada e repique festivos dos sinos.
• 9:00 – Missa por todos os benfeitores vivos e falecidos da paróquia.
• 12:00 – Oração do Angelus, repique festivos dos sinos e homenagens a Nossa Senhora.
• 17:30 – Na Matriz, acolhida as comunidades filiais (capelas) com as imagens de seus padroeiro.
• 18:00 – Missa na Igreja Matriz Presidida pelo Reverendo Sr. Pe. Elissandro Carvalho.- após a missa procissão luminosa e coroação da imagem de Nossa Senhora da Conceição.

Na Paróquia Nossa Senhora da Conceição de Carrancas:

• 6:00 – Alvorada Festiva abrilhantando pela Corporação Musical N. Sra. do Carmo e sinos.
• 8:00 – Santa Missa na Igreja Matriz.
• 12:00 – Oração do Angelus – músicas e sinos, homenagem a padroeira com fogos de artifício.
• 19:00 – Santa Missa Solene, pregador Diácono Silas Ribeiro. Em seguida piedosa e luminosa procissão em honra a padroeira.

Por fim a Paróquia de Nossa Senhora do Rosário de Fátima da Comunidade de Pitangueiras:

• 18:00 – Procissão percorrendo as principais ruas do povoado.
• 19:00 – Recitação do Terço.
• 19:30 – Santa Missa e Oração de Novena –  Presidida pelo Sr. Pároco Pe. Raimundo Dilermano Afonso. E participação da comunidade do Bananal e Colônia Santa Inês.
• 21:00 – Barraquinha e Baile com a DJ Laila Apple.

Texto/VAN: Lara Aquino
Imagem/VAN: Diocese de São João del-Rei