Pacientes que eram atendidos em São João, se deslocaram para Juiz de Fora

Santa Casa de Misericórdia de São João del Rei oferecerá a radioterapia pelo SUS assim que o tratamento for credenciado. FOTO: Jornal das Lajes
Santa Casa de Misericórdia de São João del Rei oferecerá a radioterapia pelo SUS assim que o tratamento for credenciado. FOTO: Jornal das Lajes

A Santa Casa de Misericórdia de São João del Rei anunciou no último dia 10 que adquiriu um acelerador linear para atender uma demanda antiga causada pela quebra do equipamento e pela a falta de credenciamento do tratamento de radioterapia, o que paralisou o atendimento dos pacientes na cidade dos sinos. A previsão da chegada acelerador é prevista para  o fim do ano, normalizando o tratamento de radioterapia no ano que vem.

O Coordenador da Associação de amparo a pacientes com câncer (ASAPAC), Valdecir Braga,  declara: ”Eu acredito que já com a compra desse aparelho e já que tá tudo legal, eu torço pra que os pacientes não tenham mais que realizar essa viagem cansativa, sair de madrugada todos os dias para receber o tratamento”.

Até então os pacientes estão sendo destinados – em sua maioria – ao hospital 9 de Julho, em Juiz de Fora pelo Tratamento Fora de Domicílio (TFD). A paciente Ilda Santos de 54 anos está prestes a iniciar a radioterapia.“Tenho visto muita gente tendo dificuldade no deslocamento pra outra cidade, deixando família, marido filhos, então se realmente vier pra cá, pra nós vai ser bom nesse ponto de não precisar sair da cidade, enfrentar estrada pra fazer o tratamento fora. A minha opinião é essa: vai ser muito bom!”, conta.

Rosimeire da Silva, paciente, também vê vantagens: “vai ser muito bom se vier pra cá, porque temos que ir sozinhas, não podemos ir acompanhada de família. Além de ter que acordar de madrugada pra poder viajar, nem sempre tem vaga na casa de apoio e às vezes não tem vaga ou carro pro transporte”.

 

Credenciamento do tratamento

A campanha “Um raio pela vida”, realizada pelo Rotary e Rotaract da cidade, em parceria com a ASAPAC arrecadou mais de 35 mil assinaturas para acelerar o credenciamento do o tratamento no Ministério Público Federal. Toda a cidade e algumas cidades da região foram mobilizadas.

“Todas as normas legais pela vigilância sanitária e outros órgãos foram executadas então tá tudo pronto na nossa cidade, encaminhamos o pedido pro Ministério Público para cobrar as autoridades e pedir agilidade nesse credenciamento para que o tratamento seja realizado na nossa cidade”, informa Valdecir Braga.

Mesmo com a compra, o funcionamento não será imediato. Após a chegada do equipamento há a instalação e visitas e vistorias para protocolar o tratamento. Espera-se que tudo esteja em plena funcionalidade em 2017.

 

Enquanto o tratamento não é credenciado…

Enquanto a situação não é normalizada, os pacientes que necessitam do tratamento podem procurar o Programa Tratamento Fora de Domicílio do SUS. Através do programa os pacientes são encaminhados pelo médico local a um centro de tratamento mais próximo de sua cidade.

ARTE/VAN: Laila Zin
ARTE/VAN: Laila Zin

O TFD de São João del Rei atende na Rua Salomão Batista de Souza, nº 25 do bairro Matosinhos, ou através do telefone (32) 3371-7027.

 

TEXTO/VAN: Rebeca Oliveira

Deixe comentário

Seu endereço de e-mail não será publicado. Os campos necessários são marcados com *.

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.