cartazcorrigido

Corredores do Campo das Vertentes se preparam para a 1º Corrida Rústica Acelera Prados, que acontecerá no dia 04 de julho. O percurso da corrida é de 5km e passará pelas ruas da cidade de Prados. Segundo o organizador, Reinaldo Daniel Silva, o evento tem como objetivo movimentar o esporte na região. “O percurso foi definido com o objetivo de passar pelos pontos turísticos da cidade, que receberá pela primeira vez uma corrida rústica”.

As inscrições podem ser feitas antecipadamente pelo site pradosonline.com.br/aceleraprados, ao valor de R$35,00, ou no dia da competição, a R$50,00. No dia, haverá postos de distribuição de água pelo percurso e apoio do Corpo de Bombeiros de São João del-Rei.

A corrida premiará os primeiros colocados de diversas categorias, inclusive aquelas que geralmente não praticam esse esporte, como jovens de 16 a 19 anos e pessoas com mais de 60 anos. Essa ação, segundo o organizador, é uma forma de incentivar as pessoas a praticarem corrida.

A saúde é o maior prêmio

Wyllians Tavares de Melo, de 22 anos, começou a correr há 9 meses e participará da “Acelera Prados”. Morador de Barroso, cidade também situada no Campo das Vertentes, é enfático ao dizer qual sua principal motivação:

– “Minha saúde me motiva a correr. Desde que comecei a praticar esportes, minha vida só teve melhoras. Claro que as premiações me motivam ainda mais. Vira um vício, sabe? A gente quer cada vez mais”.

Incentivado a começar a correr pela namorada, o atleta afirma que a corrida atualmente é uma paixão, e ressalta a importância de corridas como essa na região:

– (Essas corridas) são ótimas. Mostra que tem gente que se preocupa com o esporte na região.

O Atleta conquistou o 1º lugar de sua categoria na II Meia Maratona da Estrada Real e pretende participar de grandes corridas do calendário nacional, como a Volta Internacional da Pampulha e a São Silvestre. Para isso, ele segue uma preparação à risca, e sabe dos riscos de se lesionar.

– “A gente tem uma preparação. Sigo planilhas de treino feito por um profissional, com vários tipos de treino. E a alimentação ajuda muito. Não sigo ‘aquela’ alimentação, mas me alimento de muita proteína, carboidratos, sucos e frutas. Às vezes a gente tira um dia para comer besteira, né. Mas no geral sempre me alimento bem. […] Tive uma lesão na parte posterior da coxa, que me tirou de três provas. Não foi nada grave, hoje estou bem. Eu forcei muito na corrida, e em um terreno que não estava acostumado”.

Muitos benefícios, algumas precauções

O professor Claudio Manoel Ferreira Leite, do departamento das Ciências da Educação Física e Saúde da Universidade Federal de São João del-Rei, que ressaltou os benefícios de uma corrida de 5km:

– “Em termos fisiológicos podemos obter melhorias no sistema cardiovascular com fortalecimento do coração e redução da pressão arterial; melhoria do perfil sanguíneo com redução de glicose, colesterol e triglicérides. Em termos estruturais, podemos obter aumento da densidade óssea nas pernas e coluna e fortalecimento da musculatura, além da redução da gordura corporal”.
Entretanto, existem precauções a serem tomadas. Para que o prazer da corrida não se torne um problema, como uma lesão, o professor indicou algumas precauções a serem tomadas para aqueles que pretendem correr, que estão no infográfico abaixo:

Sem título

Claudio reforça ainda a importância de se procurar um profissional de Educação Física:

– “Um adendo que faço é que, seja para boa dosagem do treino e estabelecimento de metas, quanto para instruções gerais quanto a vestimenta, hidratação, entre outros, é importante para aqueles que querem uma prática mais eficiente e segura que procurem um profissional de Educação Física devidamente registrado no Conselho de Educação Física CREF/CONFEF”.

 

Texto: André Lamounier/VAN

Foto: Divulgação

Arte: André Lamounier

Deixe comentário

Seu endereço de e-mail não será publicado. Os campos necessários são marcados com *.

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.