Festival de dança acontece no final de julho em Joinville/SC

FOTO: CIA das Danças - Jazz/Facebook
FOTO: CIA das Danças – Jazz/Facebook

A Companhia das Danças foi criada em 1978, por Adair Ribeiro, a partir de seu talento e paixão pela dança, mais especificamente o balé. Suas netas Cláudia Neri e Renata Neri assumiram a direção da escola em 2004 e implementaram os padrões da Royal Academy of Dance, instituição inglesa de dança fundada em 1920. De acordo com os ideais da equipe, a Companhia tem como objetivo despertar o interesse e a dedicação pela dança como parte da cena cultural de São João del-Rei.

Para ampliar seus horizontes na expressão corporal, as proprietárias da escola promoveram uma oficina de Jazz em 2013, ministrada pela professora e coreógrafa da escola CIA D’baya, de São Paulo, Andrea Sposito. Em razão do enorme sucesso e da repercussão de suas aulas, a instituição local propôs um trabalho em conjunto com a companhia de São Paulo para promover a linguagem do jazz. A partir dessa união, a escola de dança de São João del-Rei passou a abranger o balé e o jazz em suas aulas de expressão corporal.

O trabalho bem-sucedido da coreógrafa Andrea Sposito e da sua equipe de alunos talentosos e dedicados proporcionou a participação no Alliance Dance World Competition. A competição de dança mais conhecida mundialmente aconteceu em agosto de 2015 e reuniu profissionais de toda a América Latina, Europa e Estados Unidos, na cidade de Los Angeles. Com muito esforço e meses de treinamento, o grupo São-joanense trouxe para casa, nossa querida cidade, o prêmio internacional.

Com o reconhecimento internacional e nacional, o grupo foi recentemente classificado para participar do Festival de Dança em Joinville, considerado, desde 2005, o maior festival do gênero pelo Guinness World Record (o livro de recordes do mundo).

O diferencial da Companhia das Danças, de acordo com as professoras, é o processo de ensino/aprendizagem, compreendido como um meio de desenvolvimento físico e psicológico dos alunos.  Em suas aulas, a formação do movimento e do ritmo harmoniosos do dançarino é baseada autoestima, sensibilidade e disciplina. Com isso, a companhia de São João del-Rei promove o bem-estar e o sucesso de seus alunos.

Festival de Dança de Joinville

FOTO: Cia das Danças - Jazz/ Facebook
FOTO: Cia das Danças – Jazz/ Facebook

O Festival acontece entre os dias 20 e 30 de julho de 2016, na cidade de Joinville, em Santa Catarina. É considerado um evento internacional que reúne mais de seis mil participantes diretos e atrai público superior a 200 mil pessoas.

Com a missão de promover a dança como expressão artística e contribuir para a difusão cultural e o desenvolvimento regional, os idealizadores afirmam que o Festival busca valorizar a apreciação, a criação, a educação e a prática da dança e estimular as novas linguagens.

O evento engloba a realização de cursos e oficinas com fins de aperfeiçoamento profissional, workshops gratuitos para os coreógrafos inscritos, seminários de dança, projetos comunitários, palestras, debates, entre outras ações.

Para mais informações, acesse o site.

TEXTO/VAN: Fernanda Cunha*

Fernanda é aluna da disciplina de Jornalismo Internacional do curso de Jornalismo da Universidade Federal de São João del-Rei (UFSJ).