“A ornamentação feita, especialmente as flores, demonstravam que eram dias muito especiais, o que nos fazia sentir também especiais e parte desta festa . Tudo o que foi feito pela paróquia de modo geral, deixou um ar agradável em meu pensamento, que aguarda desejoso a próxima festa”. Esta foi a declaração emocionada de Kellen Abreu, nazarenense que participou das celebrações dos 150 anos do Jubileu Perpétuo em honra à Padroeira, Nossa Senhora de Nazaré, no município de Nazareno, em Minas Gerais.
As festividades realizadas entre os dias 7, 8 e 9 de Setembro levaram milhares de romeiros de diversas regiões do país à cidade, onde o evento contou com a colaboração dos sacerdotes vindos de outras paróquias da região, voluntários, secretária paroquial, sacristão, seminaristas, romeiros, bem como Pastorais e outros Movimentos religiosos. Os atendimentos de confissões ocorreram durante os três dias do Jubileu, das 8 horas às 17:00 horas. As novenas iniciadas no dia 30 de agosto, tiveram término no dia 07 de Setembro e a respeito do novenário, Maria Clara Diniz, salienta:
-“A orquestra estava impecável como sempre, com instrumental e vozes lindíssimas.
No dia 7, a banda católica Filhos do Céu, de São João del-Rei fez  uma apresentação, que reuniu centenas de pessoas, principalmente jovens. O show começou às 22h30 e animou os presentes, com canções evangelizadoras. No dia 8,    comemorou-se a Natividade de Nossa Senhora
Durante todos os dias de festividades, a Pastoral da Comunicação (Pascom) do município cobriu as celebrações, elaborando matérias e fotos, que deixaram registrado o acontecimento. Nazarenenses ausentes puderam acompanhar por meio do blog da Paróquia (www.satuarionsn.blogspot.com.br),  os festejos e comemorações.
Dona Abigail Santos, que há 36 anos organiza a Romaria  de Bom Sucesso, MG trouxe 55 pessoas de sua cidade para prestigiar o evento religioso. Alguns fiéis da cidade de Itutinga vieram caminhando até Nazareno, num percurso de aproximadamente 17 km, como forma de cumprir promessa feita à  Nossa Senhora.
Assim sendo, os festejos provocaram admiração pela quantidade de fiéis. Por isso, a nazarenense Carmélia Paiva afirmou que “esse ano  tudo diferente dos outros anos, por se tratar justamente dos 150 anos do Jubileu”. Segundo ela, “houve muitas conversões e pregações maravilhosas. A festa se iniciou no mês de agosto, com a visita da imagem de Nossa Senhora nos bairros e nas capelas rurais. E dá para  sentir  realmente a emoção ao  pensar na beleza que foi a festa”!
O conjunto de Barracas faz parte de um dos atrativos da festa. O encerramento das festividades dos 150 anos de Jubileu ocorreu no dia 10 com a procissão de Santo Antônio saindo do Santuário de Nossa Senhora de Nazaré, rumo à capela em honra ao santo; logo após ocorreu a Celebração Eucarística.
A Policia Militar cuidou da parte da organização, garantindo a segurança tanto para a população quanto para os visitantes.
UM POUCO DE HISTÓRIA
A festa em honra a Nossa Senhora de Nazaré já é um tradição de anos na cidade. Nos primórdios de sua história, quando Nazareno ainda era o arraial do Ribeiro Fundo, estava erguida a capela em honra a Santo Antônio, situada em terras doadas pelo fazendeiro Manoel dos Seixas Pinto. No entanto, a capela teve de ser demolida e em seu lugar foi construído o Hospital. Atualmente existe nessa mesma região a nova Igreja de Santo Antônio, razão pela qual o dia 10 de Setembro é consagrado em honra ao Santo.
Texto: VAN/Thaís Andressa
Foto: Thaís Andressa

Deixe comentário

Seu endereço de e-mail não será publicado. Os campos necessários são marcados com *.

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.