O turismo brasileiro tem uma riqueza maravilhosa e surpreendente que movimenta muitas pessoas e capital (dinheiro) durante todo o ano no país. No interior não é diferente, as pequenas e sossegadas cidades são o refúgio de muitas famílias e jovens. Ritápolis é um desses refúgios. Com pouco mais de 4 mil habitantes, a cidade se movimenta e se alegra nos períodos de férias e festas.

Pessoas de várias partes do país visitam Ritápolis. Algumas vão rever familiares, outras são atraídas pelo sossego ou pelas belezas naturais e gastronômicas da cidade mineira. “Quando ouço falar em Ritápolis entre meus familiares, fico doido para ir para lá. Estive muitas vezes na cidade, pois adoro esse lugar tranquilo e calmo em que eu posso descansar a mente e ficar em paz com a alma”, conta o analista de sistemas Lucas Padilha, de São Paulo.

Lucas não é o único, segundo a Polícia Militar de Ritápolis, apenas na noite de reveillon estiveram reunidas cerca de 2 mil pessoas nas ruas da cidade, e grande parte eram visitantes, o que mostra o grande fluxo de pessoas que optam por conhecer e participar das festividades interioranas.

Atrativos

A cidade tem muito a oferecer: cachoeiras, dentre elas a Cachoeira do Jaburu, bastante frequentada, principalmente no período de férias e de calor intenso; dezenas de Fazendas, como a Fazenda Do Pombal, onde nasceu Joaquim José da Silva Xavier, o Tiradentes; além de atrativos e restaurantes, como o restaurante árabe Saliya e diversas pousadas. Além do turismo tradicional, a cidade se destaca também com o turismo ecológico(rural), proporcionando aos visitantes conhecer as belezas naturais da Zona Rural.

Investimentos

De acordo com o secretário de Turismo de Ritápolis, Jaci Damasceno, a cidade tem investido esforços para atrair cada vez mais visitantes para a cidade.“O Setor de Turismo vem se desenvolvendo, focando na propaganda para que as pessoas conheçam melhor Ritápolis. Exemplo disso são os sites já em desenvolvimento: www.ritapolis.mg.gov.br e a página no facebook: Prefeitura Municipal de Ritápolis. Lá, o internauta conhece com detalhes todos os investimentos do setor, bem como as festividades já realizadas ao longo do ano”, explica.

VAN/Rhafaela Resende
Foto: André Vieira

Deixe comentário

Seu endereço de e-mail não será publicado. Os campos necessários são marcados com *.

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.