Em parceria com outras instituições de ensino, a edição deste ano trouxe novidades

No último domingo (22), foi realizada na cidade de São João del-Rei a Corrida Unificada 2018. Às 8 horas, os atletas das duas categorias – feminino e masculino – largaram juntos para os percursos de 5 km e 10 km. A largada foi dada no campus Tancredo de Almeida Neves (CTAN), onde os atletas correram em direção a Avenida Leite de Castro, finalizando a prova nesse mesmo campus da UFSJ.

O evento contou com a organização da Pró-Reitoria de Extensão da Universidade Federal de São João del-Rei (UFSJ), do Centro Universitário Presidente Tancredo de Almeida Neves (UNIPTAN) e do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Sudeste de Minas Gerais (IF Sudeste MG). Além das modalidades feminino e masculino, as crianças também puderam participar, nas modalidades infantis, de 07 a 14 anos, para cada faixa etária havia um percurso diferente.

Atletas se preparam para a largada. Foto/VAN: Carla Marques

O Pró-Reitor de Extensão da UFSJ, Ivan Vasconcelos, informou que o planejamento do evento começa um ano antes, por meio de uma avaliação da edição anterior e com o convite a parceiros para atuação. A parceria com outras instituições de ensino da cidade proporciona uma estrutura ainda mais profissional para a corrida.

Em relação às inscrições, o Pró-Reitor ressaltou: “A inscrição é gratuita. Pedimos a doação de dois quilos de alimentos não perecíveis. Esses alimentos serão doados para os asilos e entidades carentes de São João del-Rei”. Segundo Ivan, a organização do evento conta com 250 pessoas voluntárias. “Envolve entidades como a Polícia Militar, a Guarda Municipal, Secretaria de Obras, Secretaria de Esportes, a universidade, o IF Sudeste, o UNIPTAN e uma série de outras entidades que se somam para proporcionar um evento gratuito e de qualidade para a cidade”, destacou.

O primeiro a cruzar a linha de chegada, foi Luciano Augusto Moreira. O vencedor da modalidade 5 km – Ida e volta do CTAN ao UNIPTAN,  tem 24 anos e é militar do Exército brasileiro. É natural de São João del-Rei, mas trabalha em São Paulo. Sempre que pode, Luciano participa das corridas na cidade. “Toda corrida que tem em São João, a gente vem prestigiar, porque é uma região muito forte, nessa modalidade. Ganhar aqui em São João é sempre bom, muita gente corre bem, muito atleta de ponta” , afirmou.

Paula Adriana dos Santos, ganhadora da modalidade 10 km – Ida e volta do CTAN até o final da Av.Leite de Castro,  feminino, fala sobre sua emoção em ser a primeira mulher a completar a prova: “Nos bastidores é que a gente vê o sacrifício, mas hoje eu vi o resultado e estou muito feliz por isso, tem seis meses que estou treinando firme, a alimentação, tudo mais simples”, informou. Paula tem 28 anos e é aluna do UNIPTAN.

O esporte é repleto de superações. Luiz Alves Guimarães, não fala e não anda por conta da encefalite – uma inflamação do cérebro. Participou da corrida juntamente com a equipe “ALA”. Já são seis anos de equipe, buscando a inclusão de pessoas com deficiências. Dessa forma, na cadeira de rodas, sendo levado pelos integrantes, Luiz conseguiu completar o percurso. Gabriel Tolentino, filho de Luiz, fala da importância de participar do evento com o pai: “É sempre emocionante, ver o sorrisinho na cara dele, preenche a gente de uma forma que não dá para descrever em palavras.” enfatizou.

Equipe ALA finalizando percurso de 10 km. Foto/VAN: Rafael Nascimento.

Todos os atletas que completaram o percurso receberam medalha de participação. Os cinco primeiros colocados de cada modalidade foram premiados com troféu. O mapa dos percursos pode ser encontrado em  www.ufsj.edu.br/corridaunificada  e www.corridao.com.br.

Texto/VAN: Carla Marques
Fotos/VAN: Rafael Nascimento