O carnaval é uma das datas mais esperadas pelo povo brasileiro. E durante esse tipo de comemoração, as pessoas tendem a gastar mais, de forma que a economia das cidades se tornam mais movimentadas ao longo dos eventos carnavalescos. Em São João del Rei, cidade cujo carnaval é tradicional, a história não é diferente.
O pré-carnaval são-joanense teve inicio no dia 2 de fevereiro, sábado. Desde então, os comerciantes tiveram um aumento em suas vendas. A comerciante Marly Silva, proprietária de uma loja de aluguel de fantasias, diz que a procura por fantasias aumenta muito no carnaval e no pré- carnaval. “As pessoas adoram se fantasiar, principalmente para desfilar no bloco Lesma Lerda. As fantasias que eu mais aluguei esse ano foram as de pirata e de princesas.”
Segundo o Sindcomércio, o carnaval é uma data que atrai turistas de todo o país para a cidade de São João del Rei. Sendo esse um dos motivos principais, foram feitas reuniões entre a Polícia Militar, entidades, prefeitura e representantes de blocos e escolas de samba, com o objetivo de serem discutidas questões sobre a segurança durante o período de carnaval. “Um evento bem organizado é um chamariz para que essas pessoas retornem à cidade em outras ocasiões”, destacou o presidente do SindComércio Wainer Pastorini Haddad.
O carnaval, de acordo com Haddad, é uma data em que há um aumento financeiro de até 80%, se compararmos com os períodos em que não coincidem feriados nacionais. “Hotéis, bares e restaurantes são os principais estabelecimentos que registram esse aumento. Porém, todo comércio ganha quando a cidade está cheia de visitantes. É uma época para mostrarmos a beleza da nossa cidade e despertarmos o interesse do turista para retornar”, finalizou.
Reportagem: Fernanda Rezende
Foto: Endiara Cruz

Deixe comentário

Seu endereço de e-mail não será publicado. Os campos necessários são marcados com *.

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.