A festa ocorre todos os anos, no fim de julho, com o apoio da comunidade para celebrar a devoção ao Senhor do Bonfim.

Festa em honra ao Nosso Senhor do Bonfim é realizada no bairo que tem o nome dedicado ao santo. FOTO/VAN: Clara Rita
Festa em honra ao Nosso Senhor do Bonfim é realizada no bairo que tem o nome dedicado ao santo. FOTO/VAN: Clara Rita

O frio do fim de julho é típico para os moradores de São João del-Rei e, junto com ele, as festas em honra a diversos santos movimentam a cidade. Logo após a festividade em honra a Nossa senhora do Carmo, comemora-se Nosso Senhor do Bonfim.

A partir de hoje (29) até o dia 7 de agosto, no adro da igrejinha mais antiga da cidade, é celebrada a novena em honra ao Senhor do Bonfim. Durante todos os dias barraquinhas, além de shows com bandas da região, animam a festa; tudo em prol da construção da nova igreja.

O presidente da Irmandade do Bonfim, Ronald Lellis, diz que todos estão trabalhando muito para que os devotos e romeiros, que vêm de todas as partes para louvar, agradecer e pedir suas graças ao Senhor do Bonfim, participem da festa. A comunidade, cada vez mais participativa e envolvida, dedica-se com muito carinho. “Estamos ansiosos para o dia 7 de agosto de 2016. Nós, irmãos e irmãs da irmandade do Senhor Bom Jesus do Bonfim, juntamente com toda a comunidade do Bonfim, faremos uma belíssima festa para o Bom Jesus”, conclui.

A participação da comunidade é fundamental para garantir o sucesso e o prestígio da celebração. Por isso, vários moradores se mobilizam. O jardineiro João Bosco conta que se sente satisfeito em auxiliar a comunidade como pode e que todos deveriam fazer o mesmo. “Se mais pessoas se juntassem para ajudar, nosso serviço renderia mais e em um tempo mais curto”, afirma. Aqueles que passam pelas comemorações podem perceber que a comunidade é muito unida e isso que realmente faz a festa acontecer.

Devoção Jovem

FOTO/VAN: Clara Rita
FOTO/VAN: Clara Rita

A devoção do estudante de 15 anos Alisson Guimarães ao Senhor do Bonfim mostra que fé e oração são para todas as idades. Ele atua na igreja como coroinha e diz estar esperando ansiosamente para a chegada das comemorações. Para Alisson, no ano passado, a festa foi muito boa e organizada, pois a comunidade se comprometeu bastante. “Neste ano, espero que seja muito mais maravilhosa e muito mais participativa”, comenta.

Assim como Alisson, o estudante Rogério Augusto, que também atua como coroinha na igreja, ressalta o papel da comunidade na festa do Bonfim. Segundo ele, como em todos os anos, participar e colaborar são as duas orientações para que a comemoração seja bonita e estruturada. “Não podemos esquecer que a comunidade tem força para fazer a festa ser especial em nossa cidade histórica. Minha comunidade merece ser reconhecida nesta cidade maravilhosa que é São João del-Rei!”, conclui.

Programação

Durante a novena em louvor ao Senhor do Bonfim, haverá a participação de grupos de oração, terço dos homens, catequese, JUFRA, entre outros. Um pedido, simples e especial,   é a contribuição com “gestos concretos”, que nada mais é do que a doação de alimentos não perecíveis.

Todos os dias, haverá funcionamento de barraquinhas com víspora, venda de doces e caldos. Nas sextas e nos sábados da novena, shows animam as noites. Todos estão convidados: tanto aqueles que quiserem prestigiar por ato de fé quanto os que desejarem apenas apreciar uma boa comida. Por um motivo ou outro, todos, além de tudo, estarão ajudando a comunidade a crescer.

 

TEXTO/VAN: Clara Rita

Deixe comentário

Seu endereço de e-mail não será publicado. Os campos necessários são marcados com *.

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.