Lista de candidatos a projeto apartidário é divulgada

Alunos agora se preparam para as campanhas

Projetos político-pedagógicos introduzem estudantes de escolas públicas e privadas ao conhecimento político, através do poder público. Um exemplo em São João del-Rei é o Parlamento Jovem, em que alunos do Ensino Médio e Cursos Técnicos podem ter contato direto com os vereadores e conhecer o dia-a-dia da política.

O coordenador da ideia, Antônio Carlos Duque Estrada Carvalho, explica: “Os jovens eleitos terão uma reunião de três horas a cada quinze dias, na qual estudam o regimento interno, as funções dos vereadores, como são feitos os projetos de lei e processos legislativos. Enfim, eu digo que eles são aprendizes de vereador”.

Após terem contato com a teoria, através do auxílio do próprio coordenador, os estudantes devem elaborar um projeto para colocar em prática o aprendizado e, ao final do processo, eles recebem um certificado. Rafaella ressalta a importância da experiência: “O parlamento jovem nos ajudou a olhar as coisas com outros olhos, tanto positiva quanto negativamente. A grande parte das pessoas que saíram do parlamento não eram mais jovens que entendiam parcialmente de política e sim jovens atuantes e críticos, por outro lado, pudemos ver as pessoas que se aproveitam das brechas que a política tem”.

Segundo a Câmara Municipal, a lista de candidatos inclui 28 alunos do Ensino Médio e de Cursos Técnicos com até 25 anos de 8 escolas diferentes. Podem votar alunos do 6º ano do Ensino Fundamental II ao 3º do Ensino Médio e as vagas disponibilizadas variam de acordo com a demanda de alunos interessados. “É uma possibilidade nova de entender as coisas e fazer parte” diz Rafaella Vieira, que já foi deputada jovem federal, vice e presidente jovem da Câmara dos Vereadores de São João del-Rei. A apuração das eleições está prevista para o dia 4 de maio e a posse deverá acontecer no dia 6 de maio, às 19h, no plenário.

Cerimônia de posse de Rafaella Vieira, em 2014. FOTO: Câmara dos Vereadores de SJDR

Em São João del-Rei, o projeto teve início em 2007, encabeçado pelo vereador Antônio Carlos de Jesus Fuzzato e idealizado pelo assessor Antônio Carlos Duque Estrada Carvalho e seus ex-alunos de sociologia. Sua importância abrange da consciência de cidadania aos primeiros passos para o ingresso na politica. “Eu acho que quanto mais cedo o jovem entrar na política, melhor, porque ele abre a cabeça e não se torna um adulto sem argumentos, que não discute e não tem fundamentos”, ressalta Rafaella.

Votação

Estima-se 3.500 eleitores neste ano. Segundo Antônio Carlos, as cédulas serão por escola. “Nós tivemos a ideia neste ano de dividir as cédulas. Cada instituição terá uma cédula constando somente o nome dos candidatos da escola. Isso irá facilitar a votação dos alunos”, disse. Após as eleições, os parlamentares jovens permanecem por um ano no cargo, mas, neste ano, os eleitos permanecerão somente até dezembro, quando ocorrem novas eleições para vereadores. Fazem parte do cronograma, além da participação de reuniões, palestras de professores, que, provavelmente, não serão realizadas devido à curta permanência dos alunos nesta edição.

TEXTO/VAN: Mariana Ribeiro