Formado em 2006 na cidade paulista de Ribeirão Preto, o grupo Sambô alcançou reconhecimento nacional ao criar um novo conceito musical. A mescla entre gêneros e escolas musicais é a grande responsável por todo esse sucesso. A banda adota o denominado rock-samba nas suas composições e produz releituras de grandes sucessos do rock, como U2, Beatles e Legião Urbana.

Composta por sete integrantes, o grupo é formado por Daniel San nos vocais e percussão, Sudu Lisi na bateria, Ricardo Gama nos teclados, Zé da Paz no pandeiro e vocais e Júlio Fejuca no cavaquinho, guitarra, banjo e vocais.

De acordo com San, eles não tinham “a menor intenção de montar um grupo de música naquele momento, mesmo porque cada um tinha o seu projeto musical, em segmentos diferentes. O Gama tinha o estúdio, eu já tinha o meu trabalho”, relata o vocalista.

A banda, que surgiu em meio a uma brincadeira, começou sem ensaios e sem repertório. “Fomos convidados para animar uma festa de aniversário de um amigo em comum e nos reunimos pela primeira vez. Em volta de uma mesa, sem saber o que iríamos tocar. Isso há oito anos, em Ribeirão Preto. E, aí, começamos a lembrar de músicas, a princípio sambas, já que dispúnhamos de vários instrumentos. Era uma roda de samba com bateria e teclado, o que nos possibilitava tocar qualquer coisa. Começamos a trazer o samba de compositores que a gente gosta: Arlindo Cruz, Zeca Pagodinho, Fundo de Quintal”, continua San.

Em 2009, a banda lançou seu primeiro disco, “Grupo Sambô”. O segundo album, “Estação Sambô – Ao vivo”, possibilitou à banda realizar, em 2012, uma média de 25 shows por mês. O álbum iniciou 2013 como o mais vendido no iTunes Brasil. “Em 2013, estamos fazendo bastantes shows, uma média de cinco por semana. Estamos sempre presentes nas redes sociais, postando fotos e datas”, ressalta o vocalista.

Sambô chega às Vertentes

A banda já se apresentou ao lado de músicos consagrados como Seu Jorge, Jair Rodrigues, Luciana Mello, Di Ferrero, Péricles, Thiaguinho, Wilson Simoninha e Sidney Magal. No dia 29 de maio, véspera de feriado, o grupo esteve na pousada Lagos de Minas, em Santa Cruz de Minas. O evento foi promovido pela empresa É SHOW! Entretenimento. Para San, “O Brasil é muito grande, temos muitos lugares para explorar. Hoje, a gente está aqui, mas amanhã estaremos em Camboriú, fazendo a turnê pelo Rio Grande do Sul“, analisa.

A gerente de vendas Adriana conheceu a banda através das redes sociais e conferiu a exibição do grupo pela primeira vez. “Adoro a inovação. Eles sabem escolher o repertório, fazem a melhor escolha”, disse. Já Laura Melo, natural de São João del-Rei, conheceu o grupo na sua cidade de origem, Ribeirão Preto, e admitiu gostar da mistura que eles criaram.

A apresentação, que durou cerca de uma hora e quinze minutos, contou com sucessos interpretados pela banda, como “Sunday, bloody sunday”, “This Love”, “Pais e Filhos” e o sucesso de Lulu Santos, “Toda forma de amor”. Hits de autoria da banda também foram aclamados pelo público presente, caso de “Minha Vida” e “José”.

Daniel San, que já conhecia a região das vertentes, ainda relatou: “Vim pra cá há muito tempo atrás, com outra banda que eu tinha, chamada Unidade 2, banda de baile. Isso faz uns 15 anos, mas deu pra conhecer bastante. Fomos até Tiradentes, fizemos o passeio de Maria Fumaça e, hoje, já pude andar de bike pela cidade”, finaliza o cantor.

VAN/ Bruno Marques, Maria Clara Lauar
Foto: Bruno Marques