Evento marca o lançamento do trabalho de resgate da obra do Maestro João Cavalcante

Banda do Santuário de Matosinhso se apresenta no Conservatório em SJDR. FOTO: CEREM/Divulgação

A Banda Sinfônica do Santuário do Senhor Bom Jesus de Matosinhos se apresenta no próximo dia 13, às 19h 30min, no Teatro do Conservatório Estadual de Música Padre José Maria Xavier, em Sã0 João del-Rei. A apresentação é promovida pelo Centro de Referência Musicológica José Maria Neves (CEREM), da Universidade Federal de São João del-Rei (UFSJ), em comemoração aos seus 10 anos.

O evento lança o projeto “Maestro João Cavalcante – registro documental de partituras para Bandas de Música”, um conjunto de partituras editadas pelo CEREM, do maestro e militar João Cavalcante, cidadão honorário de São João del-Rei. O intuito é o resgate cultural de partituras e composições. Segundo o site da UFSJ, o programa “tem como objetivos pesquisar, registrar e difundir a obra de um dos mais expressivos compositores para Banda de todo o país”. A Banda de Música do Santuário de Matosinhos, sob a regência do maestro Ronaldo Menezes, é responsável pela execução das obras.

FOTO: CEREM/Divulgação

O diretor do CEREM, Mauro Lovatto, destacou o trabalho do Centro e a importância da participação da Banda de Música do Santuário de Matosinhos no evento.“O CEREM é um espaço público da Universidade e, nesses 10 anos, tem contribuído para pesquisa musical em São João. É importante ter uma banda de um projeto social da periferia, poder levar a música e a obra do maestro para essa banda”, declara.

O resultado é a edição de 25 obras do maestro e um fascículo biográfico. “Os kits serão distribuídos pelo projeto a bandas de música de toda Minas Gerais e de outros estados, permitindo assim que esses grupos musicais tenham acesso à rica produção deixada por João Cavalcante”, informou a direção do Centro.

A concessão dos kits será mediada pelo CEREM, reafirmando seu compromisso com o resgate cultural. “A musicologia é o resgate, é ressuscitar o trabalho musical. As bandas que estiverem interessadas devem entrar em contato com o Centro, que ficará responsável pela distribuição”, explicou Mauro.

O Teatro do Conservatório Estadual está localizado na Rua Padre José Maria Xavier, 164, no Centro de São João del-Rei. A entrada para o evento é gratuita. Maiores informações podem ser obtidas aqui.

TEXTO/VAN: Lucas Almeida