Programação segue até amanhã, 9, com projeto envolvendo educação e cultura, além de apresentações musicais

A cidade de Tiradentes celebra a III Semana do Turismo com atividades sociais, culturais e shows, que visam ampliar a discussão acerca das políticas públicas do turismo, promovendo ainda o envolvimento da comunidade e do setor empresarial. O evento, com o tema Turismo de Base Comunitária, teve início na segunda-feira, (03), e chega na sua reta final neste domingo, (09), como uma forma de comemorar o Dia Mundial do Turismo, celebrado no dia 27 de setembro.

FOTO: Divulgação
FOTO: Divulgação

De acordo com a organizadora do evento, Mônica Resende, através do festival de turismo, foi possível divulgar a importância de se traçar políticas públicas participativas, promovendo o desenvolvimento responsável da atividade turística. “Nossa cidade é responsável por gerar fluxo turístico para a região e, cientes disso, neste ano, estamos com uma programação mais regional, promovendo atividades que permitam o intercâmbio com municípios vizinhos”, esclarece.

Para Mônica, ao longo dos três anos, o aumento do envolvimento de entidades e a própria comunidade ligada, direta ou indiretamente, ao setor turístico. “Acredito que a cada ano tem ficado cada vez mais claro o objetivo da Semana do Turismo em divulgar o trabalho que vem sendo realizado e, principalmente, oferecer à população local a oportunidade de apontar os rumos desejados para um desenvolvimento do turismo na região”, complementa a organizadora.

O evento é uma realização da Secretaria Municipal de Cultura e Turismo, com a participação do Conselho Municipal de Turismo de Tiradentes e patrocinadores.

 

Turismo

FOTO: Divulgação
FOTO: Divulgação

Participante ativo de todas as ações que envolvem o desenvolvimento turístico, a Trilha dos Inconfidentes é parceira da terceira edição da Semana. Para o gestor do Circuito Turístico da Trilha, Marcus Januário, o evento é de suma importância para a expansão do município. “Além de ser uma das 20 cidades que fazem parte do Circuito, Tiradentes também é pólo turístico. Diante disso, considero que o evento contribui muito para o desenvolvimento local e regional, além de dar oportunidade de debater sugerir e contribuir para o crescimento de Tiradentes e região”, esclarece Januário.

Quem concorda com o gestor, é o morador da cidade, Rodrigo Fonseca. Após morar um tempo na capital mineira, Fonseca ressalta que o turismo é de suma importância tanto econômica, como culturalmente para Tiradentes. “O turismo é o responsável por gerar empregos tanto como fomentar a manutenção da cidade e de seus pontos históricos”. Sobre o evento, ele destaca que “é uma forma de valorização do turista, ainda mais se tiver como base a captação das empresas e empresários envolvidos com o turismo”.

 

Programação

FOTO: Divulgação
FOTO: Divulgação

A III Semana do Turismo de Tiradentes teve início na última segunda-feira (03) e já contou com visitas em alguns pontos principais de produção da cidade, através do Rota do Sabor. Os visitantes e moradores que prestigiaram o evento, também puderam participar de palestras, workshops, mostras de artesanato e degustações, durante os primeiros dias da Semana.

Neste final de semana, o projeto Educa mais Tiradentes, acontece hoje (08), e amanhã (09), entre 9h e 16h, com a participação de bombeiros voluntários do município, promovendo atividades sociais, culturais e recreativas no bairro Mococa. Ainda hoje, às 14h, o Grupo Malungos se apresenta atrás do Santuário da Santíssima Trindade. Encerrando a programação, no amanhã, às 14h, a banda UAI SAMBA, fecha a terceira edição do evento, com o seu show também atrás do Santuário.

 

TEXTO/VAN: Ana Carolina Gomes

Deixe comentário

Seu endereço de e-mail não será publicado. Os campos necessários são marcados com *.

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.