Evento contou com blitz educativa e distribuição de panfletos

Agentes de trânsito, funcionárias da Porto Seguro, o prefeito Silas e agentes da Educat. FOTO: Prefeitura Municipal de Lavras

Durante o mês de maio, foram realizadas ações conjuntas para propagar a campanha de trânsito Maio Amarelo – Atenção pela vida, por todo o Brasil. Em 2011, a Organização das Nações Unidas (ONU) instituiu a Década de Ação para Segurança no Trânsito, por isso a escolha da data para marcar essa mobilização. O símbolo do movimento é um laço amarelo, que “tem como intenção primeira colocar a necessidade de a sociedade tratar os acidentes de trânsito como uma verdadeira epidemia e, consequentemente, acionar cada cidadão a adotar comportamento mais seguro e responsável”, conforme informação do site oficial.

Em Lavras, o movimento, que tem como objetivo principal chamar a atenção da sociedade para o alto índice de mortes e feridos no trânsito, terminou com uma blitz educativa nos dias 30 e 31, na Praça Dr. Augusto Silva. O evento é resultado da parceria entre a Prefeitura de Lavras/Secretaria de Defesa Social e Trânsito, por meio do Departamento de Educação para o Trânsito (Educat), e o autoposto S.O.S Óleos, da Porto Seguro. Durante os dois dias, as equipes distribuíram panfletos explicativos sobre o Maio Amarelo, brindes e uma cristalização gratuita do para-brisas.

A chefe do Educat, Danielle Aparecida da Silva Cruz, informa que a proposta do evento foi divulgar a campanha Maio Amarelo em Lavras. “É um movimento nacional, mas já temos aderência internacional. Estamos abordando os motoristas, conversando sobre a educação no trânsito, a paciência e a prudência”, explica. Além do evento nacional, durante todo o ano, o Educat faz, por intermédio da prefeitura, atividades com estudantes da rede pública do 4º ano para educação no trânsito. “Atingimos a curto prazo as crianças, seus pais e parentes próximos e, a longo prazo, auxiliamos para que eles se tornem motoristas conscientes,” ressalta a coordenadora.

O analista sênior caps da Porto Seguro, Rodrigo Bandeira, que acompanhou a ação conjunta de perto, falou sobre o projeto “Trânsito Mais Gentil”, que se encaixou no Maio Amarelo na cidade de Lavras. “Juntamos a ação da prefeitura com uma instituição privada na nossa campanha do Trânsito Mais Gentil. O intuito é conscientizar os condutores, para que possamos diminuir o número de acidentes aqui na nossa região”, reitera.

O prefeito de Lavras Silas Costa Pereira compareceu ao evento e conversou com a equipe VAN UFSJ sobre a importância da mobilização. “Qualquer ação para educar sobre o perigo do trânsito, que está cada dia maior, é muito bem-vinda. O Educat faz isso há muito tempo, e Lavras já tem visto reflexo das ações no nosso trânsito. Um  exemplo é o respeito que as pessoas têm pela faixa de pedestre aqui”, lembra o prefeito.

O movimento Maio Amarelo tem como objetivo justamente unir diferentes iniciativas, públicas e privadas, como  órgãos de governos, empresas, entidades de classe, associações, federações e a própria sociedade civil para que seja uma campanha mais ampla, que realmente consiga colocar em pauta a questão do trânsito no país. Afinal, o Brasil ocupa a quinta colocação entre os países recordistas em mortes no trânsito.

Para mais informações sobre o movimento Maio Amarelo no Brasil, acesse o site oficial.

TEXTO/VAN: Talita Tonso