Falta de iluminação é apontada como um dos principais  fatores que facilitam os crimes

Campus Dom Bosco. FOTO- Divulgação%2FUFSJ

Campus Dom Bosco. FOTO- Divulgação/UFSJ

O aumento do número de casos de assaltos no bairro Dom Bosco e em suas imediações, em São João del-Rei, tem deixado moradores e estudantes preocupados. A falta de iluminação e o grande volume de transeuntes no período noturno na comunidade, que sedia o campus Dom Bosco, da Universidade Federal de São João del-Rei (UFSJ), são elementos que favorecem a ação dos assaltantes.

De acordo com habitantes da região, o problema com a iluminação é antigo. “A iluminação nunca foi completa. Isso torna o bairro perigoso, pois não conseguimos nem enxergar o rosto da pessoa que está passando ao seu lado”, relata a administradora e moradora do bairro há três anos, Maria de Ázara.

Escuridão toma conta de rua do bairro. FOTO%2FVAN - Lucas AlmeidaO estudante de Filosofia da UFSJ, Caio Penha, conta que já sofreu uma tentativa de assalto ao sair da faculdade. “Foi inacreditável, pois a rua não estava deserta e nem era tarde, simplesmente horário de término de aula”, lembra. Segundo o site da Universidade, dos dez cursos oferecidos no campus Dom Bosco, nove deles têm atividades noturnas.

A sensação de insegurança é recorrente entre os alunos da UFSJ. “Os assaltos nas proximidades do campus só se avolumam. É algo lamentável, pois todos nós, alunos do noturno, conhecemos ao menos uma pessoa que foi assaltada”, completa Caio.

A Companhia Energética de Minas Gerais (CEMIG) esclarece, em seu siteque “conforme legislação federal, a propriedade do sistema de iluminação pública foi transferida para as prefeituras municipais. Elas são responsáveis pela substituição das lâmpadas, luminárias, demais equipamentos e materiais que compõe o conjunto de iluminação, incluindo a instalação de novos pontos.”

A Secretaria de Governo da Prefeitura Municipal de São João del-Rei informou que os moradores que desejam solicitar alguma providência no âmbito da iluminação pública devem telefonar para a central de atendimento “Ligue Luz”, no número 0800 606 1535, entre 7h e 23h.

UFSJ

O problema dos assaltos transpõe os muros da Universidade. No dia 9 de maio, seis homens encapuzados entraram no campus Dom Bosco e assaltaram um trailer. Em nota oficial divulgada em seu site, a então reitoria da UFSJ informou que, como providência, “decidiu pelo fechamento da portaria que dá acesso ao bairro São Dimas, das 18h às 6h”.

Alunos do Departamento de Ciências Naturais (DCNAT), onde ocorreu o assalto ao trailer, reclamam da falta de iluminação também dentro do campus. O encarregado do campus relativizou o problema e afirmou que “a questão da violência é geral”. Segundo ele, “o campus possui apenas quatro vigilantes e eles não podem fazer muito, apenas tomam conta do patrimônio”.

TEXTO/VAN: Lucas Almeida

COLABORAÇÃO: Rosana Faria