por Ana Julia Barbosa, Giulianna Andrade e Lívia Fernandes 

A Associação de Pais e Amigos dos Excepcionais (APAE) de São João del-Rei possui um bazar beneficente que, por meio das suas vendas, consegue uma arrecadação de verbas destinadas para a utilização em demandas internas da instituição. O ponto de partida para a realização do bazar se deu com alguns familiares dos assistidos da instituição, que recebiam doações de roupas e as vendiam. 

Leila Márcia Gomes Lara coordenadora do bazer e Fernanda Cristina Nascimento responsável pelo bazar – Foto: Lívia Fernandes

Em 2018, Leila enxergou um grande potencial de arrecadação de verbas no bazar e assumiu a sua coordenação, transferindo ele para um espaço maior e um novo formato, não mais cuidado por familiares dos assistidos, mas sim pela equipe da APAE. Inicialmente, as roupas ficavam dobradas em mesas dispostas no local. Após um certo tempo, as vendas foram melhorando e assim se tornou possível a idealização e a construção de melhorias para o local. 

No bazar são vendidos diversos tipos de produtos como: roupas, sapatos, móveis, acessórios, livros e alguns objetos, todos provenientes de doações feitas para APAE. Essas doações são deixadas na recepção da instituição e passam por uma seleção, de modo que, como nos conta Fernanda Cristina do Nascimento, responsável pelo bazar, muitas peças não são repassadas para venda “Se não dá pra mim, pra gente usar, não dá pra outros usarem. Não vai ter outra pessoa que pague por aquela peça. Às vezes, a roupa cheira mal, às vezes a roupa tá suja, né?”. Com isso, ressaltamos que, todas doações são bem vindas, mas é necessário que se tenha  cuidado ao entregar as peças, pois devem estar em bom estado e limpas.

A coordenadora explica que as roupas organizadas chamam atenção do público e consequentemente geram impacto positivo e significativo nas vendas. – Foto: Giulianna Andrade

Para isso, a organização das roupas, a triagem, que se faz com a escolha de quais peças irão para venda pós doação, e uma boa curadoria é essencial. Leila Márcia Gomes Lara, coordenadora do bazar, afirma que são muito cuidadosos com os produtos, estão sempre buscando novidades de acordo com a mudança de estação e oferecendo qualidade para os clientes: “A gente tenta mudar também as estações, agora no mês de maio, que é inverno, a gente já tem um estoque de roupas de inverno pra colocar”. A média de valores é por volta de R$3,00 a R$50,00, que vai desde peças mais simples e básicas, até roupas sociais e de festa.

Ademais, é importante ressaltar que, antes dos produtos serem destinados à venda, os responsáveis na APAE separam algumas peças para os assistidos que estão necessitados e, às vezes, também para os familiares dos mesmos, isso é feito de acordo com a observação de precisão das crianças e adultos presentes na instituição. 

Segundo relato da Fernanda, o bazar é frequentado por um público bem variado de todas as idades, contando também com donos de outros bazares que compram para revender. Foto: Giulianna Andrade

Conversamos com a Lívia Diniz Oliveira, dona do brechó @sereiaconsciente, que estava fazendo compras no bazar, e ela nos explicou um pouco da importância desses empreendimentos em relação a  sustentabilidade “Bom, eu acho super importante, não só pela ajuda, mas também pelo meio ambiente, né? Pela questão que a gente tem hoje em dia de produção em excesso, de descarte”. Logo, o bazar contribui não apenas com a ajuda financeira na instituição, mas também nessa questão ambiental, já que incentiva uma moda circular. 

Além disso, atualmente, eles buscam cada vez mais alcançar a comunidade são joanense com a divulgação do bazar e atraindo maior visibilidade para a causa, através das redes sociais e com anúncios nos veículos comunicativos da cidade. Esses meios auxiliam bastante para uma maior arrecadação nas vendas.

Leila e Fernanda, em nome de toda a instituição, agradecem as pessoas que contribuem com as doações e aos clientes que colaboram para que consigam proporcionar melhorias para a APAE como um todo.

SERVIÇO
BAZAR DA APAE 
Av Leite de Castro, 1402 – Fábricas, São João del Rei – MG, 36301-180
Instagram @apaesjdr 

Deixe comentário

Seu endereço de e-mail não será publicado. Os campos necessários são marcados com *.

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.