Revista faz parte de projeto, que tem como diretriz dar voz aos detentos e seus familiares

FOTO: Divulgação
FOTO: Divulgação

Ontem, 23, aconteceu o lançamento da segunda edição da revista A Estrela, na Associação de Proteção e Assistência ao Condenado (APAC) masculina de São João del-Rei.

O lançamento foi destinado a um público limitado: apenas os parentes dos formandos que participaram da revista e que possuem cadastro de visita puderam prestigiar o momento. O evento também contou com a exibição de um curta-metragem produzido pelos recuperandos, exposição fotográfica e apresentação do grupo de break Lord Breakers e a rapper Mari P.

A publicação é uma parceria entre a entidade com o Projeto Voz, tendo todo o seu conteúdo produzido por 25 internos da Associação. Para que isto ocorresse, foram oferecidas, entre os dias 22 e 27 de agosto, oficinas de Fotografia, Filmagem e Edição de Vídeo e Produção Textual aos recuperandos. Os workshops foram concedidos pelo Projeto Voz.

Equipe "A Estrela". FOTO: Divulgação
Equipe “A Estrela”. FOTO: Divulgação

Para a jornalista e idealizadora do projeto Natália Martino, a publicação já é um sucesso e contou com o empenho total dos interno. “Eles estavam muito interessados e se empenharam demais. Deram excelentes sugestões de pautas e as cumpriram com louvor. Ficaram muito próximos de nós e nós desenvolvemos uma relação de muito carinho!” relata.

Cada edição é produzida por uma APAC diferente, por indicação da Fraternidade Brasileira de Assistência aos Condenados (Fbac). A sede de São João del-Rei foi escolhida para a criação desta edição. Segundo Natália, este é o primeiro ano que o projeto recebeu o financiamento via Edital Rumos Itau Cultural. “Além desta edição, mais 3 unidades serão contempladas pelo edital e, ao fim, teremos uma exposição fotográfica”, conta.

Segundo site oficial da APAC São João del-Rei, a instituição tem como objetivo a criação de um ambiente mais humano dentro das prisões, sem perder a finalidade punitiva da pena. Este ideal dialoga com a proposta do Projeto VOZ que em sua página oficial afirma que “a revista tem o intuito de oferecer ferramentas para que as pessoas privadas de liberdade participem do debate sobre o sistema carcerário”.

 

APAC

A Associação de Proteção e Assistência ao Condenado (APAC) é uma instituição sem fins lucrativos que atua em âmbito nacional e que visa reinserir sentenciados à sociedade. A entidade faz parte da Fabc, que gerencia todas as unidades do Brasil. Segundo a qual, a unidade pertencente à São João del-Rei foi criada em julho de 2008 através da iniciativa de Antônio Carlos de Jesus Fuzatto. Entre as atividades desenvolvidas pela APAC está a capacitação profissionalizante, através de oficinas e cursos  diversos.

 

Projeto VOZ

Idealizado pela jornalista Natália Martino e o fotógrafo Leo Drumond, o projeto nasceu como um meio de debates sobre o universo carcerário, trazendo as principais vozes, que muitas vezes são deixadas de lado, dos presidiários e seus familiares. E desde de sua criação tem o apoio da Fbac, que atua indicando APACs para receber o trabalho.
TEXTO|VAN: Lucas Comine

Deixe comentário

Seu endereço de e-mail não será publicado. Os campos necessários são marcados com *.

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.