Cultura afro-brasileira, na 16ª Semana de Museus, defende o Fortim dos Emboabas e coloca a Quizumba! na rua

 

A voz e a vez da cultura africana nos espaços públicos de São João del-Rei e Tiradentes, durante a 16ª Semana de Museus, de 14 a 26 de maio, se dividiram entre memória e festa: de um lado, evidenciou a frágil situação do Museu Fortim dos Emboabas, durante palestra no Museu Regional de São João del-Rei e, de outro, celebrou a primeira Quizumba! de rua, em uma ocupação do espaço público por grupos de cultura regional, de periferia e artistas negros.

Na manhã de sexta (18), em sua palestra “Considerações sobre o Sítio Arqueológico do Fortim dos Emboabas”, no Museu Regional de São João del-Rei, Alexandre Delforge (56), professor doutor do curso de Artes Aplicadas da UFSJ, lançou uma reflexão sobre a atual situação do museu, a qual requer um maior apoio e envolvimento da população. O professor retratou a situação: “A gente é um museu sem teto. Nosso telhado está com goteiras e tudo, então estamos conseguindo essa reforma com o Ministério Público, mas a gente precisa de muito mais coisas, mais apoio da população, muito mais envolvimento que é o ideal em um museu, mesmo depois que tivermos todos esses problemas resolvidos”.

Palestra sobre o Fortim dos Emboabas foi ministrada por Alexandre Delforge, professor e doutor da UFSJ. (Foto/VAN: Isabela Souza)

De acordo com Delforge, o Fortim dos Emboabas não se compara à estrutura pronta dos demais museus que são inaugurados e diz que o prédio tem sido ocupado mais em caráter de resistência, para impedir sua desocupação. “Atualmente estamos no momento mais fraco do museu, não podemos usar a parte interna e não temos mais os funcionários que a gente tinha. Mas esta semana dedicada aos museus foi uma oportunidade de angariar mais apoio da sociedade”, declarou Alexandre.

Às 18h, em grande estilo, a Quizumba! recepcionou a chegada dos passageiros da Maria Fumaça a São João del-Rei, após passeio noturno de trem repleto de atividades musicais e culturais em todos os vagões, nos trechos de ida e volta entre São João e Tiradentes. Em sua primeira edição de rua, na Praça da Estação, o evento encerrou a programação oficial do dia com apresentações artísticas diferenciadas que incluíram dança, música, performances teatrais e live painting.

“A proposta da Quizumba! é ocupar os espaços públicos, como praças e locais considerados de elite, trazendo a juventude e a população em geral”, explicou a organizadora, Jenny Souza (30), que é também DJ, professora e produtora cultural. Lançou a primeira edição em 2015, em conjunto com amigos paulistanos que vieram com ela de São Paulo para São João, naquele ano. “Depois disso, continuei o projeto e fui afinando as diretrizes da festa, que era dar visibilidade para grupos de cultura regional brasileira, de periferia e para a galera negra”, explicou Jenny.

Quizumba! de rua atrai um grande público e lota a Praça da Estação. (Foto/VAN: Rafael Nascimento)

Na opinião do ator Rodolfo Rodrigues (20), natural de Timóteo (MG) e que apresentou performance solo na ocasião, a importância do evento é inquestionável. “Foi um acontecimento para São João e a população afrodescendente que mora na cidade. Ela representou não apenas a arte negra, mas a ocupação dos centros urbanos pela periferia, onde a maior parte dos negros ou negras está concentrada. Representação e ocupação são duas palavras que definem a Quizumba! de rua para mim”.

A semana nacional de atividades museológicas, promovida pelo Instituto Brasileiro de Museus (Ibram), em comemoração ao Dia Internacional de Museus (15 de maio), foi lançada em 2018 com o tema “Museus hiperconectados: novas abordagens, novos públicos”. A temática foi seguida por museus e outros estabelecimentos de cultura de São João e Tiradentes, que firmaram parceria e formaram os “Elos da Liberdade”. Laços refletidos nos 25 eventos de arte, cultura e história dedicados à presença, resistência e história da cultura afro-brasileira na região e em Minas Gerais e que foram distribuídos, além do passeio especial de Maria Fumaça, em exposições, seminários, palestras, mediações museológicas, exibições de filmes, debates, musicais e peças teatrais.

Organizado pelo Museu Tomé Portes del-Rei, o “Encontro de Saberes” finaliza a programação da 16ª Semana de Museus em São João. Vai reunir, na Academia de Letras, às 16h do sábado (26), representantes de terreiros de umbanda, candomblé, congados e folias de reis, entre outros.

Texto/VAN: Lorene Souza
Colaboração: Isabela Souza e Rafael Nascimento
Foto/VAN: Isabela Souza e Rafael Nascimento

Deixe comentário

Seu endereço de e-mail não será publicado. Os campos necessários são marcados com *.

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.