Aconteceu, no último domingo, 28, a caminhada contra o leilão da região do Mangue

Por Alice Vitorino e Clarice Muscalu

No último domingo, 28, aconteceu, na Serra de São José, que liga as cidades de Santa Cruz de Minas e Tiradentes, a caminhada contra o leilão do território Maria Joana, mais conhecido como Mangue. Suspendido por 30 dias, o leilão, iniciado no dia 22 deste mês a pedido do Instituto Estadual de Florestas (IEF), chegou a receber três lances de uma mineradora e de empresas interessadas em construir resorts e hotéis no terreno de 10 hectares. 

A caminhada contou com a presença do prefeito de Tiradentes, Nilzio Barbosa (MDB), que salientou o compromisso da prefeitura com a proteção da região e a importância do apoio dos moradores do Campo das Vertentes. “Agora, o importante é pensarmos daqui pra frente. O que vamos fazer? Coisas podem vir a acontecer, então devemos delimitar um planejamento para que isso não venha a acontecer mais. Esse é o nosso projeto e dever”, acrescentou o prefeito.

Apesar da Justiça ter suspendido o leilão por 30 dias, a área ainda passa por ameaças a sua conservação. Portanto, este ensaio fotográfico busca destacar a importância da preservação da Serra de São José e a necessidade do reconhecimento da luta em prol dos direitos ambientais.