Por Geovana Nunes, Letícia Vilela e Rebeca Costa

A promessa da criação de um plantão pediátrico na cidade de São João del-Rei se estende desde 2018. O serviço de saúde pública da cidade não oferece atendimento pediátrico 24 horas e nem os serviços particulares cumprem essa demanda da população. 

Em março de 2022, Renê Marcos, Secretário de Saúde do município, informou que a partir de abril daquele ano a UPA (Unidade de Pronto Atendimento) ofereceria assistência pediátrica durante o dia e a noite. Porém, mais de um ano se passou desde a afirmação do Secretário e o serviço ainda não está disponível, ainda que a demanda só tenha aumentado ao longo do tempo. 

As reivindicações para a criação do Plantão Pediátrico seguem desde 2022, quando no dia 10 de maio um grupo de mães foi até o prédio da Câmara Municipal de São João e reforçaram a urgência de ações para contornar a situação. Ainda neste ano as mães da comunidade são-joanense se reuniram para pautar o mesmo problema. No dia 8 de março, Dia Internacional da luta das mulheres, novamente foi levantada a importância da existência de médicos pediatras de plantão no SUS. A concentração aconteceu na Praça da Estação em São João del-Rei.

No último dia 12 ocorreu uma reunião da frente “Plantão Pediátrico Já”, que contou com a presença da vereadora Lívia Guimarães, e o diretor da Santa Casa de São João del-Rei, Adriano Teixeira, onde foi exibido um documento que mostra que a Casa de Saúde é obrigada a disponibilizar o plantão pediátrico. Mesmo que ainda sem data para o início, o diretor disse que estão trabalhando para que aconteça, principalmente após a deputada estadual, Beatriz Cerqueira, ter enviado uma emenda parlamentar no valor de R$220 mil, que teria como destino o investimento no plantão.

Por fim, a Santa Casa de Misericórdia e a UPA seguem apenas com clínicos gerais atendendo 24 horas. O serviço particular de saúde, na Clínica Infantil Sinhá Neves reafirma o funcionamento apenas para atendimentos agendados e excluindo situações emergenciais.