Escrito por: Maiara Sousa,  Fernanda Belo, Lara Ramalho, Anna Lara Resende Caroline Santos Rafael Mendonça,  Raphael Castilho,  Izabela Damazo, Bianca , Isabely Silveira e Eduardo Statuti.

                            Revisado por: Samantha Souza

Religiões de matriz africana são alvos de 53% dos crimes de intolerância no Brasil e os seus adeptos são alvos de violência física, verbal e psicológica. Isso ocorre, em grande parte, por desconhecimento, intolerância e crenças perpetuadas de forma equivocada. Uma análise da comunidade negra ao longo da história do país, da destruição cultural e da identidade do negro, permite afimar que a intolerância é uma das práticas que corre nas veias da formação brasileira. Por isso, caracterizar a intolerância religiosa como questão pessoal é negar a violência sobre a população negra no país, e negar a existência de violência religiosa, principalmente, contra as religiões fora do cristianismo e originárias do povo africano.

A intolerância da fé
Foto: Agência Brasil

Essa violência faz parte do racismo estrutural brasileiro. As principais dificuldades de identificar o racismo estrutural e reconhecer as suas práticas estão na formalização de ações que menosprezam a comunidade negra. É curioso que as práticas religiosas de origem africana sejam as perseguidas pelas Instituições do Estado. E que, apesar da Constituição brasileira reconhecer e definir o Brasil como um Estado Laico, a prática siga apenas em teoria.

        Crescemos e criamos uma noção de naturalidade em relação às várias contradições da realidade social e da Constituição Federal: como a não separação do governo da religião, quando essas – em sua quase totalidade de origem cristã – participam de decisões estatais, ou quando uma religião não deveria ser privilegiada em detrimento de outra. Temos como exemplo disso as igrejas católicas dentro de Universidades, a bancadevangélica no Congresso brasileiro que cresce cada vez mais, e a presença de símbolos cristãos em espaços públicos – mas somente os cristãos.

A intolerância da fé
Foto: Unit