Diego Damasceno                        14 de Abril de 2013 | De São João del Rei
Rafaela Ramos
Tiago Santos
Foto: Reprodução
Formado pela UFMG, o sanjoanense e especialista em cirurgia plástica, Sérgio Leite explica que a escolha da clínica e dos profissionais é de grande importância para a obtenção de sucesso nestas cirurgias. Ele também explica que o acompanhamento familiar auxilia durante todo o processo. Confira a entrevista na íntegra com o Dr. Sérgio Leite: 
-Em sua experiência profissional, as cirurgias plásticas sempre tem o resultado desejado? Qual é a frequência disso ocorrer? 
SL: Em todas as cirurgias estéticas, há uma previsão de um determinado grau de percentual de resultado, na verdade nunca se pode esperar 100% do resultado, mas espera-se que o resultado seja bom suficiente para justificar aquele procedimento cirúrgico, no caso das cirurgias estéticas.
-Em sua opinião, a maioria dos casos, há a necessidade de se realizar a cirurgia plástica? 
SL: No caso da cirurgia estética, na maioria das vezes não tem um embasamento, não tem um sentido. Mas olhando pelo ponto de vista da pessoa parece ser necessário, por isso tem que colocar na situação de desconforto dela para poder entendê-la mesmo que olhando pelos olhos de alguém aquilo não é necessário. 
-Como a família deve participar desse processo? Como que ela deve acompanhar? 
SL: A família deve participar ativamente, apenas os familiares mais próximos, não deixando pessoas de fora da casa interferirem no assunto. De modo que possa estar sempre apoiando para que o paciente não precise lutar contra a família e ainda outras pessoas. 
-Como o paciente deve avaliar os profissionais antes de fazer a cirurgia plástica? 
SL: Ele deve pesquisar nos meios da sociedade para verificar a formação profissional. E também deve procurar o histórico dele para ver se existe algo caso de falha ou algo do tipo. É importante procurar também se existe um médico na família, alguém de confiança. 
-Quais são as causas de morte quando ocorre? 
SL: Podem ocorrer causas de morte por meio de erros do profissional ou por meio de saúde do paciente. 
-Qual é a média de quantas cirurgias ocorre em um ano? E quantos desses são jovens? 
Nessa clínica ocorrem 1 ou 2 cirurgias por dia, a maioria dos pacientes está na faixa de idade de 20 a 50 anos. No Brasil ocorrem aproximadamente 700 mil cirurgias estéticas por ano.

Deixe comentário

Seu endereço de e-mail não será publicado. Os campos necessários são marcados com *.

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.