Por Alessandra Silva e Tomaz Jaeger
Revisão: Lídia Oliveira

No último domingo (25), a Mostra de Cinema em Tiradentes foi prestigiada pela presença de grandes artistas que moldaram a história do audiovisual brasileiro. Abrindo a programação, o elenco do filme “Pequenas Criaturas” se reuniu em uma coletiva de imprensa para comentar sobre o longa e o cenário atual do audiovisual nacional.

Letícia Sabatella, Théo Medon, Lorenzo Mello e a produtora Vânia Catani discutiram sobre a narrativa do filme e as trocas que ocorrem entre o elenco, composto por diferentes gerações. Também falaram sobre as dificuldades que o setor audiovisual enfrenta, como a falta de investimento, o machismo e o etarismo, e destacaram o reconhecimento que o cinema brasileiro vem ganhando nos últimos anos com a indicação de filmes como “Ainda Estou Aqui” e “Agente Secreto” em premiações internacionais.

Ao ser questionada pela nossa equipe sobre a perspectiva para o futuro do cinema no Brasil, a produtora Vânia  Catani destacou o desejo de que esse momento sirva como um impulso para a elaboração de políticas públicas destinadas ao setor, de forma que garanta uma estabilidade para os artistas. Essa fala foi reforçada por Letícia Sabatella, que ressalta o papel do audiovisual na cultura do país e a utilização dele como um ato de resistência política.

A defesa do audiovisual brasileiro é muito árdua, a gente se vê invadido pelo  que vem de fora […], os incentivos proporcionam que o cinema seja uma arma, ferramenta de conquista, de informação, de soberania. Isso não pode ser descontinuado no nosso país.

Letícia Sabatella na coletiva de imprensa de “Pequenas Criaturas”. Foto: Alessandra Silva

Durante a manhã, a mostra também contou com o bate-papo dos filmes apresentados pela Mostras Autorais, além da sessão da Mostrinha, dedicada para o público infantil com a exibição do filme “D.P.A. 4 – O Fantástico Reino de Ondion”. A autora Luiza Lusvarghi também realizou o lançamento do seu livro “A mulher do futuro, filmes, feminismos e distopias brasileiras”, contando com uma sessão de autógrafos. O debate no Fórum Tiradentes reuniu novamente os membros em uma discussão sobre as políticas públicas na gestão do audiovisual, focando no Programa Nacional Aldir Blanc (Pnab), nos Arranjos Regionais e no Fundo Setorial Audiovisual (FSA), com enfoque  na descentralização e no fortalecimento dos ecossistemas regionais do audiovisual.

O Cine-Lounge recebeu o ator Miguel Falabella para uma conversa com o público sobre seus personagens no cinema, ressaltando a sua desenvoltura com a dramaturgia e a comédia. Logo depois, a discussão ficou por conta de Letícia Sabatella, que retornou ao palco para conversar sobre o audiovisual brasileiro e suas atuações no ramo. 

Miguel Falabella na roda de conversa no Cine-Lounge. Foto: Tomaz Jaeger

Dando continuidade à homenagem à atriz Karine Teles, o longa “Salve Rosa” foi exibido no Cine-Tenda com a participação da homenageada e da diretora Susanna Lira. A família Krady marcou presença com um espetáculo de mágica para o público, atraindo crianças e adultos para assistir a apresentação.

Durante a noite, a roda de conversa com o escritor Frei Betto, o jornalista Chico Pinheiros e a intermediação do professor e pesquisador Pedro Guimarães, ganhou destaque ao debater sobre momentos como a ditadura brasileira, a coleção de livros publicada por Frei, as tensões que acontecem em Cuba e a interferência de outros países, como Estados Unidos, na sua soberania. Betto também comentou sobre sua experiência no cinema e o processo de ver sua vida sendo convertida em uma narrativa audiovisual. 

Karine Telles abrindo a exibição do filme “Salve Rosa”. Foto: Tomaz Jaeger

A programação do primeiro final de semana da Mostra foi fechada com o show de Beth Leivas e Danuza Menezes, que fizeram uma homenagem ao compositor mineiro Vander Lee, celebrando sua memória e seu impacto na música mineira.


Serviço

Para outras informações sobre a programação e detalhes de como participar, basta acessar o site oficial da Mostra de Cinema de Tiradentes, https://mostratiradentes.com.br/. Você também pode acompanhar os destaques do evento no Instagram oficial da VAN, @van.ufsj.