Por Isabela Franco e Rafaela Nery

A fase octogonal do Campeonato Mineiro 2025 começa a agitar as categorias de base, reunindo os oito melhores clubes do estado em cada módulo. São João del-Rei terá dois representantes: o Athletic Club no Sub-20, e o EC Bonfim disputando o Sub-15, Sub-17 e também o Sub-20.

O Athletic chega embalado na fase final do Sub-20 após campanha sólida na etapa classificatória. A categoria é considerada a porta de entrada para o profissional, e o clube alvinegro aposta em jovens talentos que, em breve, podem reforçar o elenco principal. 

Já o EC Bonfim mostra força em diferentes categorias. No Sub-15 o time garantiu a vaga com vitórias decisivas, enquanto no Sub-17 chamou atenção pela regularidade e disciplina tática. Além disso, a classificação no Sub-20 reforça a amplitude do trabalho do clube interiorano, que tem competido com igualdade junto às maiores equipes de Minas Gerais.

EC Bonfim e América ficaram no 0x0 em partida válida 
pela terceira rodada do octagonal final, em São João del-Rei. Foto: Rafaela Nery

Beto Canhota, treinador do módulo Sub-20 do Azulão, acentua o potencial de seu grupo para a reta final do campeonato: “Vou sempre enaltecer a força dessa equipe. É um projeto novo, menos de um ano […] Não é fácil, é muito trabalho no dia a dia para montar um time tão sólido e unido igual está, que já superou tantos obstáculos no caminho”. 

O octogonal é disputado em turno único, com todos se enfrentando, e apenas os quatro primeiros avançam às semifinais. Cruzeiro, Atlético e América surgem como favoritos naturais, porém os clubes de São João del-Rei entram motivados a surpreender e colocar o interior em evidência no futebol mineiro.

Para além dos resultados, a participação de Athletic e EC Bonfim comprova o papel recente da cidade histórica como celeiro de jovens talentos, destacando-se cada vez mais no mapa do futebol de base de Minas Gerais.