Antônio M. Dias, Bianca Martins, Francielle Lima e Marina Peron

O Primeiro Campeonato Regional Feminino de Base de Santa Cruz de Minas Sub-17 aconteceu esse ano em Santa Cruz de Minas, envolvendo clubes da cidade e das Vertentes. No último domingo, 18, aconteceu a final entre o Associação Coroense, da cidade de Coroas, e o Lagoa Dourada.

O Coroense venceu o Lagoa Dourada por 2×0, com gols de Samara e Marcela Resende, conquistando o primeiro título do torneio.

Time vencedor erguendo a taça.
Coroense levanta o troféu de campeão. Foto: Francielle Lima

Organizado por Dona Terezinha, idealizadora do projeto Sementes do Amanhã e incentivadora do esporte feminino na região, o campeonato contou com uma série de equipes: Associação Coroense, Semente do Amanhã, Lagoa Dourada, equipes de Prados e Barroso e outros. O projeto do clube leva dezenas de atletas a praticar o futebol na modalidade feminina. Após os eventos esportivos programados no Domingueira no Campo de Santa Cruz de Minas, ocorreu o show de Sabrine Santos

O Semestes do Amanhã, no primeiro jogo do dia, enfrentou a equipe de Resende Costa em duelo pela disputa do 3º lugar. O Sementes do Amanhã abriu o placar no primeiro tempo, mas acabou cedendo o empate no final da segunda etapa após um chute de fora da área de Resende Costa. Na disputa de pênaltis, a equipe de Santa Cruz errou 2 cobranças e perdeu por 4×3. O time feminino de Resende Costa acabou em terceiro lugar no campeonato.

Dona Teresinha ainda protagonizou a entrega da placa comemorativa do torneio que,  pelo que a diretora do clube diz, veio para ficar. A placa celebra a nomeação do torneio em homenagem à Emília Santiago. “Foi muito bom, cansativo mas bom. Primeiro campeonato Sub – 17 das Vertentes, e eu to muito feliz. […] Nós fizemos o campeonato em homenagem à Emília Santiago. O futebol feminino fala que começou com Edgar Ramos e fazia 4 anos que homenageavam ele em vida, mas quem sempre mexia com a base era ela.”, diz Dona Teresinha.

Jogo da final entre Sementes e Resende.
Partida entre Sementes do Amanhã e Resende Costa. Foto: Bianca Martins

A partida final

Com dois gols de cobertura em dois belos chutes de fora da área de Samara e depois de Marcela Resende, aproveitando a goleira adiantada, o Coroense dominou as ações do primeiro tempo e segurou o resultado até o final. O meio de campo da equipe blaugrana (estilo da camisa do Fútbol Club Barcelona, uma equipe de futebol da Espanha)  rifava bolas ao alto e impedia as tentativas do Lagoa Dourada de construir jogadas, obrigando a equipe a partir para um tudo ou nada na etapa final.

O segundo tempo da partida foi marcado pelo Coroense condensando o jogo no meio campo. As substituições do técnico de Coroas se mostraram decisivas. Com uma rotação de elenco eficaz, a equipe se manteve ativa e não abria brechas para a criação adversária. O Lagoa Dourada buscava contra ataques e jogadas de bolas paradas, mas sem sucesso.

Coroense comemora gol.
Comemoração do Gol do Coroense marcado por Samara. Foto: Marina Peron

Ficha Técnica:

Primeiro Campeonato Regional Feminino de Base de Santa Cruz de Minas Sub-17 – Final Única;

Data: 18/08/2024 (domingo);

Horário: 11:00 (de Brasília);

Local: Estádio de Santa Cruz de Minas, em Santa Cruz de Minas (MG);

Gol: Samara (1ºT); Marcela Resende (2ºT).

O que vem por aí?

A equipe do Sementes do Amanhã se prepara para participar da Taça das Favelas Nacional 2024, o maior campeonato entre favelas do mundo. As demais equipes retornam aos seus municípios e aos treinamentos, para os próximos torneios da temporada.